Cultura

Mesquita abre as portas para exposição sobre Madre Teresa de Calcutá

Quem passar por Mesquita até o dia 14 de novembro poderá visitar a exposição oficial sobre a Vida, Obra e Espiritualidade de Madre Teresa de Calcutá. A exposição que veio diretamente da Europa, é uma realização da Diocese de Nova Iguaçu com apoio da Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SEMCELT). A exposição já recebeu cerca de 8 mil visitantes na Baixada Fluminense durante suas temporadas em municípios como Nova Iguaçu, Nilópolis, Queimados e Paracambi. Mesquita será o último município a receber a exposição na Baixada, que seguirá para Belo Horizonte.

A exposição “Madre Teresa de Calcutá – Vida, Obra e Espiritualidade” estará aberta a visitação gratuita de terça a sexta, de 9h às 17h, e sábados e domingos de 9h às 12h, no Espaço Comunitário Padre Daniel, localizado na Paróquia São José Operário, na Rua Jeremias, nº 38, próximo a Praça João Luiz do Nascimento, no Centro de Mesquita.

Organizada pelas Missionárias da Caridade, mais precisamente pela “Mother Teresa Center” pela Causa da Canonização, a exposição que já passou por países como Roma, Inglaterra, Espanha, Polônia, Índia e Estados Unidos, conta com uma réplica cenográfica do quarto onde vivia Madre Teresa, relíquias, cópias de documentos, cartas e prêmios que recebeu ao logo de sua trajetória, dentre eles o Prêmio Nobel da Paz recebido em 1979, um oratório, painéis com fotos e textos que ilustra a relação de amizade com o também recém-canonizado São João Paulo II, as visitas de Madre Teresa ao Brasil, uma escultura em tamanho real da Madre e um documentário de 50 minutos com imagens e testemunhos originais da Santa e seu legado.

 

Madre Teresa de Calcutá

Nascida em 27 de agosto de 1910 na Macedônia e falecida em 5 de setembro de 1997, aos 87 anos, Madre Teresa de Calcutá foi beatificada por Papa João Paulo II em 19 de outubro de 2003. O Papa Francisco proclamou Madre Teresa de Calcutá santa, sendo canonizada no dia 4 de novembro de 2016, no Jubileu da Misericórdia, pelo Papa Francisco no Vaticano, diante de mais de 300 mil pessoas concentradas na Praça de São Pedro. Santa Teresa de Calcutá, Padroeira dos Pobres e Incapacitados, fundou a Ordem das Missionárias da Caridade com o objetivo único de viver a caridade, de modo a assistir e auxiliar os mais desvalidos e os mais pobres. A congregação tem cerca de 4.500 membros em 140 países. 

Mesquita tem final de semana de medalhas nos Jogos da Baixada

Aconteceu no último final de semana, na Vila Olímpica de Duque de Caxias, as primeiras premiações por modalidade dos Jogos Olímpicos da Baixada. O evento, que já está em sua …

SAIBA MAIS!

Hip hop agita Mesquita nesta sexta-feira

O governo de Mesquita, através de sua Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, vai promover uma grande festa para valorizar o hip hop na cidade. O evento acontece …

SAIBA MAIS!

Mesquita reúne artistas da cidade neste fim de semana

O Centro Cultural Mister Watkins, em Mesquita, estará aberto neste domingo, dia 12 de março, a partir das 14h, para um encontro entre os artistas locais e a equipe da …

SAIBA MAIS!

Mesquita recebe Stand Up Comedy gratuito nesta sexta

Humorista Miguel Marques apresenta o espetáculo “Chegando Junto”

Mesquita recebe nesta sexta, dia 21 de julho, às 20h, o humorista Miguel Marques com o espetáculo “Chegando Junto”. O comediante que atualmente …

SAIBA MAIS!

Mesquita faz campanha para arrecadar brinquedos e instrumentos musicais

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SEMCELT) de Mesquita se prepara para inaugurar dois novos espaços de diversão, lazer e cultura para os jovens mesquitenses. Tratam-se da …

SAIBA MAIS!

Mesquita celebra Dia Nacional da Juventude

Mesquita recebeu neste domingo, dia 22, cerca de dois mil jovens para a 32ª edição do Dia Nacional da Juventude. O evento, realizado anualmente no mês de outubro no qual …

SAIBA MAIS!

Hoje Mesquita tem cinema de graça

Filme “Real – O Plano por Trás da História“ será exibido em comemoração aos 23 anos do Plano Real

Neste final de semana, o Plano Real completará 23 anos. O governo …

SAIBA MAIS!

Defesa Civil de Mesquita encerra a primeira parte do ciclo de palestras e faz entrega dos certificados

A Defesa Civil de Mesquita entregou na última sexta-feira, dia 14 de julho, cerca de 100 certificados na cerimônia de conclusão das palestras de Noções Básicas de Primeiros Socorros, ministrados …

SAIBA MAIS!

Atleta de Mesquita é destaque na seleção brasileira de Rugby em Cadeiras de Rodas

Time disputa o Parapan Americano 2017

Os moradores de Mesquita tem um motivo especial para assistir aos jogos do Parapan Americano 2017. O mesquitense Júlio Cézar Braz da Rocha, de 26 …

SAIBA MAIS!

Defesa Civil capacita funcionários da Secretaria de Cultura e Guarda Municipal

A Diretoria de Ensino e Instrução da Defesa Civil de Mesquita ofereceu mais uma capacitação em primeiros socorros na última segunda, dia 15. Desta vez, os funcionários da Secretaria de …

SAIBA MAIS!

Caravana Rio Criativo passa pela Baixada Fluminense nessa semana

De hoje, quarta-feira, dia 28 de março, até sexta-feira, dia 30 de março, a Caravana Rio Criativo estará em Duque de Caxias com oficinas gratuitas na área de gestão cultural. …

SAIBA MAIS!

Mesquita marca presença em reunião dos Jogos da Baixada

Mesquita esteve presente, no início da semana, na primeira reunião para apresentação da 20ª edição dos Jogos da Baixada, na sede do jornal O Dia. Neste ano, os Jogos da …

SAIBA MAIS!

Mesquita tem final de semana de medalhas nos Jogos da

Hip hop agita Mesquita nesta sexta-feira

Mesquita reúne artistas da cidade neste fim de semana

Mesquita recebe Stand Up Comedy gratuito nesta sexta

Mesquita faz campanha para arrecadar brinquedos e instrumentos musicais

Mesquita celebra Dia Nacional da Juventude

Hoje Mesquita tem cinema de graça

Defesa Civil de Mesquita encerra a primeira parte do ciclo

Atleta de Mesquita é destaque na seleção brasileira de Rugby

Defesa Civil capacita funcionários da Secretaria de Cultura e Guarda

Caravana Rio Criativo passa pela Baixada Fluminense nessa semana

Mesquita marca presença em reunião dos Jogos da Baixada

Leitores Online

4 Leitores visualizando esta matéria

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade