Saúde

Mesquita amplia atendimento odontológico para pacientes especiais do município

O governo de Mesquita, através de seu Centro de Especialidades Odontológicas, o CEO, ampliou o atendimento odontológico a pacientes especiais do município. Diariamente, o espaço conta com pelo menos um profissional apto para realizar esse serviço. Desta forma, a equipe consegue reduzir as filas de espera e garantir mais saúde bucal para a população.

Semanalmente, conseguimos atender entre 80 e 100 pacientes que precisam de um cuidado especial. Há outros profissionais aptos também nas unidades de saúde do município, mas diante de alguns casos de complexidade, é crucial que esse atendimento seja prestado no próprio CEO”, explica Nelson Monteiro, coordenador de Saúde Bucal de Mesquita.

Esse é o caso de Luandra Ohana Lima Brandão, de 11 anos, moradora da Vila Emil. A menina tem microcefalia e hidrocefalia. Como toma medicamentos anticonvulsivantes, Luandra desenvolveu hiperplasia gengival.

Estamos realizando limpeza semanal de tártaro na Luandra. Ela é uma criança de fato muito especial, com uma doçura que encanta. Nesse contato semanal, aprendemos a reconhecer suas reações. Já consigo ver quando ela está mais disposta e posso continuar o trabalho e também quando ela já querendo ir para a casa para descansar”, conta a Dra. Mara Monsores, odontóloga que têm atendido Luandra no CEO.

Para Elizângela de Souza Lima, mãe de Luandra, é importante que outras pessoas com filhos especiais saibam que serviços são prestados pela prefeitura.

Nossa maior preocupação é poder garantir o melhor para nossos filhos. Se você quer conquistar uma mãe, é só tratar bem os filhos dela. Aqui eu sinto que a Luandra é bem cuidada. E facilita a minha rotina, porque também temos a fisioterapia respiratória e motora da Luana na Policlínica de Mesquita”, explica Elizângela, que tem 38 anos.

Entre os pacientes considerados especiais, estão os que apresentam algum tipo de neuropatia, limitação motora, transplantados, cardíacos, hipertensos, diabéticos, soropositivos e outros. O Centro de Especialidades Odontológicas oferece atendimento em tratamento endodôntico (canal) em todos os dentes, periodontia, odontopediatria, diagnóstico de saúde bucal e bucomaxilo-facial, além do atendimento a pacientes especiais.

O CEO de Mesquita fica no segundo andar da Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa, na Avenida União 676, em Santa Terezinha. Além disso, a população conta com odontólogos em oito unidades de saúde: nas Unidades Básicas de Saúde Jorge Campos e Vila Norma, e nas unidades Estratégia Saúde da Família Sete Anões, Edson Passos, Walter Borges, Jacutinga, Santo Elias e Maria Cristina.

Mesquita se mobiliza em comemoração ao Dia Nacional da SaúdeAções foram realizadas na Praça Elizabeth Paixão e na policlínica municipal

A Coordenação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Secretaria Municipal de Saúde de Mesquita realizaram nesta segunda-feira, dia 7 de …

SAIBA MAIS!

Mesquita recebe novas doses de vacina contra rotavírus e tríplice viralDepois de duas semanas sem estoque de vacina contra rotavírus e tríplice viral, o município de Mesquita receberá novas doses que começarão a ser disponibilizadas à população a partir da …

SAIBA MAIS!

Dia D de combate à dengue terá várias ações em MesquitaPara chamar a atenção da população sobre a importância dos cuidados contra o mosquito da dengue, a prefeitura de Mesquita preparou uma série de atividades que acontecerão no dia 27 …

SAIBA MAIS!

Começa campanha Setembro Amarelo em MesquitaAção conta com palestras nas escolas para os jovens alunos
Alunos de escolas municipais de Mesquita participaram, na quinta-feira, 14 de setembro, do primeiro dia do Setembro Amarelo, campanha mundial de …

SAIBA MAIS!

Vacina contra a gripe aberta para toda a população de MesquitaA equipe do setor de imunização, da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mesquita, lembra à população que esta é a última semana para vacinação contra a gripe para os …

SAIBA MAIS!

????????????????????????????????????Debate foi durante I Conferência de Qualidade em Saúde e Vigilância Epidemiológica

Gestores da Secretaria Municipal de Saúde de Mesquita, profissionais das unidades de saúde municipais e representantes do Conselho Municipal …

SAIBA MAIS!

Vigilância Epidemiológica de Mesquita promove capacitações para prevenção à saúdeIniciativa é direcionada a profissionais das unidades de saúde

Técnicos do Departamento de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde de Mesquita, estão promovendo capacitações para os profissionais das unidades de …

SAIBA MAIS!

Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado em MesquitaProfissionais orientam sobre locais para tratamento contra o tababismo

Os diversos malefícios causados pelo tabagismo foram lembrados na terça-feira, 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo. Em Mesquita, os …

SAIBA MAIS!

Mesquita capacita servidores sobre Caderneta de Saúde do AdolescenteA Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizou nesta sexta-feira, dia 28 de julho, uma capacitação para uso da Caderneta do Adolescente. A atividade aconteceu na …

SAIBA MAIS!

Exame para detectar osteoporose é oferecido gratuitamente em MesquitaServiço, que começou em outubro, possui diagnóstico rápido

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no mundo, 13% a 18% das mulheres e 3% a 6% dos homens, acima …

SAIBA MAIS!

Mesquita oferece palestra sobre Saúde MentalA Prefeitura de Mesquita, através da Secretária Municipal de Saúde (SEMUS), realizou nesta segunda-feira, dia 31 de julho, uma palestra sobre Saúde Mental.  A ação aconteceu na Policlínica de Mesquita, …

SAIBA MAIS!

Capacitação amplia atendimento odontológico a gestantes de MesquitaO auditório da prefeitura de Mesquita serviu de espaço para uma ação que mudará o atendimento odontológico a todas as grávidas do município. Trata-se de um curso de capacitação para …

SAIBA MAIS!

Mesquita se mobiliza em comemoração ao Dia Nacional da Saúde

Mesquita recebe novas doses de vacina contra rotavírus e tríplice

Dia D de combate à dengue terá várias ações em

Começa campanha Setembro Amarelo em Mesquita

Vacina contra a gripe aberta para toda a população de

Profissionais da Saúde de Mesquita debatem Plano de Enfrentamento da

Vigilância Epidemiológica de Mesquita promove capacitações para prevenção à saúde

Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado em Mesquita

Mesquita capacita servidores sobre Caderneta de Saúde do Adolescente

Exame para detectar osteoporose é oferecido gratuitamente em Mesquita

Mesquita oferece palestra sobre Saúde Mental

Capacitação amplia atendimento odontológico a gestantes de Mesquita

Leitores Online

3 Leitores visualizando esta matéria

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade