Saúde

Mesquita amplia atendimento para tratamento da tuberculose 

 

Serviço está sendo oferecido em mais duas unidades de saúde

Os moradores de Mesquita contam agora com mais duas unidades de saúde para o diagnóstico e tratamento da tuberculose. O serviço foi ampliado para a Unidade Básica de Saúde e Estratégia Saúde da Família (UBS/ESF) França Leite e para a ESF Walter Borges, ambas na Chatuba. A ampliação do atendimento faz parte do processo de descentralização do programa para a rede básica de saúde. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Controle da Tuberculose, do Departamento de Vigilância Epidemiológica.

A descentralização do programa tem o objetivo de captar pacientes com sinais e sintomas da doença, realizar os exames para diagnóstico necessários e oferecer o tratamento adequado para os casos confirmados. Para isso, estão sendo realizadas capacitações com os profissionais das unidades, por meio de rodas de conversa. As primeiras aconteceram em setembro na UBS/ESF França Leite. Na ESF Walter Borges a iniciativa começou em novembro. O próximo encontro será no dia 21.

“O processo de descentralização começou na Chatuba por ser o bairro com o maior número de casos de tuberculose registrados no município. Participam das rodas de conversa médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, agentes administrativos e a direção da unidade. Nos encontros são discutidas questões ligadas ao acolhimento, à biossegurança e ao protocolo básico para o adequado diagnóstico e tratamento dos pacientes”, explica Caroline Morgado, chefe do Programa de Controle de Tuberculose.

O Programa de Controle da Tuberculose de Mesquita tem como unidade de referência para tratamento o Centro Médico de Saúde Paraná, que fica na rua Paraná, 557, no Centro do município.

Mais capacitação

Um integrante do Programa de Controle de Tuberculose de Mesquita participou, nos dias 6 a 8 de novembro, da segunda etapa do Curso de Formação de Enfermeiros Multiplicadores nas Técnicas de Aplicação e Leitura da Prova Tuberculínica. A iniciativa foi oferecida pela Secretaria Estadual de Saúde.

“Este curso teve a participação do enfermeiro da equipe, Antônio Dias. O objetivo dessa formação foi habilitar o enfermeiro para que possa não só realizar o exame, como, também, treinar outros profissionais técnicos de enfermagem e enfermeiros dos Programas de Tuberculose e de Infecções Sexualmente Transmissíveis/AIDS para realização da técnica com qualidade”, completou Caroline Morgado.

A Prova Tuberculínica é realizada em crianças para diagnóstico de tuberculose, ou para avaliação de sua saúde, quando são contatos de pacientes com a doença. O exame também deve ser realizado anualmente nos pacientes com HIV que nunca tiveram tuberculose, para avaliar sua saúde e evitar que desenvolvam a tuberculose. De acordo com a coordenação do programa, em Mesquita este exame é oferecido somente no Centro Municipal de Saúde Paraná.

 

Confira os endereços para tratamento da tuberculose em Mesquita:

 

CMS Paraná

Rua Paraná, nº 557 – Centro

Unidade de Referência do Programa de Controle da Tuberculose

 

UBS França Leite / ESF

Rua Coronel França Leite, nº 732, Chatuba

 

ESF Walter Borges

Rua Inácio Serra, s/nº, Chatuba

 

Mesquita promove I Fórum Municipal de Desenvolvimento RuralEvento terá como objetivo o fortalecimento da agricultura familiar e a criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural

Estratégias e Políticas para o Fortalecimento da Agricultura Familiar no município de Mesquita. …

SAIBA MAIS!

Repelente de graça para gestantes de MesquitaAs gestantes de Mesquita podem obter, gratuitamente, repelente para proteção contra os mosquitos transmissores da zika, dengue e chikungunya. O fornecimento está sendo feito na Farmácia Municipal de Mesquita Polo …

SAIBA MAIS!

Prefeitura de Mesquita inicia agendamento para regularização fundiária no bairro Cruzeiro do SulMoradores serão os primeiros a receber escritura definitiva de seus imóveis. Após, o projeto irá para outros bairros
Moradores do bairro Cruzeiro do Sul, em Mesquita, participaram no sábado, 21 de …

SAIBA MAIS!

Secretaria de Saúde de Mesquita divulga nota sobre Caderneta de Saúde da CriançaSetor informa que documento só pode ser adquirido nas maternidades

Devido a uma crescente procura no setor, o Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), da …

SAIBA MAIS!

Secretaria de Saúde de Mesquita promove ação de prevenção contra a sífilisIniciativa teve distribuição de informativos e acesso à testagem rápida
Os moradores de Mesquita tiveram mais uma oportunidade para ter informações sobre sífilis e sífilis congênita, e ainda tiveram acesso à …

SAIBA MAIS!

Dossiê Mulher 2017 é apresentado em MesquitaDocumento traz levantamento sobre violência contra a mulher no Estado
Profissionais de diversas secretarias da Prefeitura de Mesquita se reuniram na quarta-feira, 28 de setembro, para uma apresentação sobre o Dossiê …

SAIBA MAIS!

Gestantes de Mesquita têm aulas de Pilates de graçaServiço é oferecido em centro de especialidades para mulheres, adolescentes e crianças

Segundo especialistas, fazer aula de Pilates oferece muitos benefícios durante a gestação. Por ser um exercício de baixo impacto, …

SAIBA MAIS!

Mesquita possui atendimento especializado em Medicina do TrabalhoOs moradores de Mesquita contam com atendimento gratuito especializado de uma médica do trabalho. As consultas são feitas às terças-feiras, das 13h às 17h, sem agendamento prévio, no segundo andar …

SAIBA MAIS!

Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado em MesquitaProfissionais orientam sobre locais para tratamento contra o tababismo

Os diversos malefícios causados pelo tabagismo foram lembrados na terça-feira, 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo. Em Mesquita, os …

SAIBA MAIS!

Mesquita possui atendimento exclusivo em saúde para crianças com transtorno do desenvolvimentoEspaço de Reabilitação e Desenvolvimento da Criança completou dois meses de atendimento

Crianças com autismo, microcefalia e paralisia cerebral possuem um setor de atendimento em saúde exclusivo em Mesquita. O Espaço de Reabilitação e Desenvolvimento da Criança criado pela …

SAIBA MAIS!

Estudantes visitam prefeitura de Mesquita em comemoração ao aniversário da cidadeEstudantes visitam prefeitura de Mesquita em comemoração ao aniversário da cidade

A visita foi feita por alunos do polo de Educação Especial do município

Alunos da Escola Municipal Professor Marcos Gil, da …

SAIBA MAIS!

Campanha Setembro Amarelo será lembrada em Mesquita com palestras nas escolasSerão debatidos com os jovens temas como suicídio, bullying, álcool, drogas e violência

A campanha de conscientização de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo, também será lembrada em Mesquita. De 14 a …

SAIBA MAIS!

Mesquita promove I Fórum Municipal de Desenvolvimento Rural

Repelente de graça para gestantes de Mesquita

Prefeitura de Mesquita inicia agendamento para regularização fundiária no bairro

Secretaria de Saúde de Mesquita divulga nota sobre Caderneta de

Secretaria de Saúde de Mesquita promove ação de prevenção contra

Dossiê Mulher 2017 é apresentado em Mesquita

Gestantes de Mesquita têm aulas de Pilates de graça

Mesquita possui atendimento especializado em Medicina do Trabalho

Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado em Mesquita

Mesquita possui atendimento exclusivo em saúde para crianças com transtorno do desenvolvimento

Estudantes visitam prefeitura de Mesquita em comemoração ao aniversário da

Campanha Setembro Amarelo será lembrada em Mesquita com palestras nas

Leitores Online

3 Leitores visualizando esta matéria

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade