Utilidade Pública

Governo anuncia seguro-desemprego online e mais três medidas para trabalhador

O governo anunciou quatro novas medidas para o trabalhador nesta terça-feira (21). O objetivo do pacote é facilitar para o brasileiro a busca por um emprego e desburocratizar todo o processo.

As novidades incluem o acesso ao seguro desempregopela internet, carteira de trabalho digital, a versão do aplicativo Sine Fácil para iOS, dos celulares Apple e cursos de ensino a distância gratuitos.As quatro medidas passam a valer a partir desta terça-feira (21).

Confira como vai funcionar cada uma

Seguro-desemprego online

Agora será possível dar entrada no seguro-desemprego via internet. Antes, era preciso agendar e comparecer a um posto de atendimento do Sine para encaminhar o seguro-desemprego.

Para fazer a solicitação é preciso preencher o cadastro no site Emprega Brasil, com os documentos de demissão em mãos. Ainda que a presença do trabalhador seja requisitada posteriormente, o prazo de 30 dias para receber o benefício começa a contar no momento do cadastro no site, e não mais após o atendimento presencial.

Cursos gratuitos a distância

O pacote vai contar com cursos gratuitos a distância, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). Serão oferecidos um total de 50 cursos gratuitos até o fim do ano que vem. As aulas poderão acessadas a partir de qualquer computador por meio do site Escola Trabalho.

Os 12 primeiros cursos estarão disponíveis a partir desta terça-feira (21), e os desempregados receberão as informações sobre o programa na primeira etapa de pedido do seguro-desemprego.

Carteira de trabalho digital

O pacote também inclui a carteira de trabalho digital. O documento poderá ser acessado por meio de aplicativo disponível em todos os sistemas operacionais. Experiências formais, dados e solicitação e primeira e segunda via da carteira de trabalho física estarão disponíveis pela ferramenta.

Atualização de aplicativo de busca de emprego

Esse item do pacote inclui a atualização do aplicativo Sine Fácil. Desde o lançamento de sua primeira versão, em maio deste ano, a ferramenta foi baixada 680 mil vezes e 180 mil pessoas foram encaminhadas a entrevistas de emprego.

Nesta nova versão, usuários do sistema operacional iOS também poderão ter acesso ao aplicativo. Mais simples e funcional, o aplicativo evoluiu e continuará auxiliando aqueles que procuram um novo emprego.

 

Via: Infomoney

Leitores Online

2 Leitores visualizando esta matéria

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade