Centro Poder Executivo

Mesquita celebra os 16 Dias de Ativismo da Não Violência Contra a Mulher

Mulheres participaram de uma caminhada pelo Centro do município

Uma caminhada pelo centro de Mesquita marcou o movimento 16 Dias de Ativismo da Não-Violência Contra a Mulher na cidade. A ação aconteceu nesta terça-feira, 5 de dezembro. A iniciativa foi promovida pela prefeitura, por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulher, da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A concentração para a caminhada foi na esquina das ruas José Montes Paixão e Manoel Duarte. Os participantes percorreram o Centro do município até o Paço Municipal, em frente à prefeitura. A caminhada contou com a presença da vereadora Cris Gêmeas, da secretária municipal de Assistência Social Cristina Quaresma, da coordenadora municipal de Políticas para Mulher, Patricia Xavier e demais coordenadores da pasta.

“Além de mulheres dos Centros de Referência em Assistência Social do município, do Espaço Mulher, da Secretaria Municipal de Educação e demais setores da prefeitura, vimos uma grande participação dos moradores durante o percurso. Isto é muito importante para nós, que trabalhamos na ponta do processo. A população somou com o governo, nos deu apoio e por isso fiquei muito feliz. O propósito do evento foi cumprido, chamar a atenção e buscar apoio da sociedade para o fim da violência contra a mulher”, destacou Patricia Xavier.

No final do evento, no Paço Municipal, a secretária municipal de Assistência Social, Cristina Quaresma, apresentou à subsecretária de Políticas para Mulheres, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos, Cristiane Lamarão, um termo de compromisso em apoio à implantação, pelo Governo do Estado, de uma Casa de Passagem na Baixada Fluminense.

“Não podíamos deixar de dar o nosso apoio para a implantação deste importante mecanismo de defesa dos direitos humanos na Baixada Fluminense. Quando as mulheres sofrem violência e buscam quebrar este ciclo, muitas vezes não têm onde deixar seus filhos provisoriamente. O combate à não violência contra a mulher é muito grande. Mesmo com a Lei Maria da Penha, segundo dados, uma em cada três mulheres sofreram algum tipo de violência no último ano, e isto continua sendo alarmante”, lembra a secretária municipal de Assistência Social, Cristina Quaresma.

A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização anual. Sua primeira edição foi em 1991 e já conquistou a adesão de cerca de 160 países. A campanha se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando por 6 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

No Brasil a Campanha, que acontece desde 2003, começa em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras.

 

 

 

 

Mesquita promove mais uma capacitação para os profissionais da Secretaria de SaúdeIniciativa foi sobre os sistemas do departamento de informática do SUS

Profissionais das unidades de saúde de Mesquita participaram de capacitação em sistemas SCNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) e …

SAIBA MAIS!

Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado em MesquitaProfissionais orientam sobre locais para tratamento contra o tababismo

Os diversos malefícios causados pelo tabagismo foram lembrados na terça-feira, 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo. Em Mesquita, os …

SAIBA MAIS!

Mesquita terá um mês inteiro em comemoração à amamentaçãoNa programação haverá palestras e rodas de conversa

Os benefícios da amamentação, a médio e longo prazo, na vida das crianças, estão sendo lembrados durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno, …

SAIBA MAIS!

Repelente de graça para gestantes de MesquitaAs gestantes de Mesquita podem obter, gratuitamente, repelente para proteção contra os mosquitos transmissores da zika, dengue e chikungunya. O fornecimento está sendo feito na Farmácia Municipal de Mesquita Polo …

SAIBA MAIS!

Grupamento Ambiental de Mesquita combate mais um foco de incêndioOcorrência aconteceu no Monte Horebe, próximo à Área de Proteção Ambiental
O Grupamento Ambiental da Prefeitura de Mesquita combateu mais um incêndio em área de matas do município. Desta vez os …

SAIBA MAIS!

Prefeitura de Mesquita inicia agendamento para regularização fundiária no bairro Cruzeiro do SulMoradores serão os primeiros a receber escritura definitiva de seus imóveis. Após, o projeto irá para outros bairros
Moradores do bairro Cruzeiro do Sul, em Mesquita, participaram no sábado, 21 de …

SAIBA MAIS!

Secretaria de Saúde de Mesquita promove ação de prevenção contra a sífilisIniciativa teve distribuição de informativos e acesso à testagem rápida
Os moradores de Mesquita tiveram mais uma oportunidade para ter informações sobre sífilis e sífilis congênita, e ainda tiveram acesso à …

SAIBA MAIS!

Conselheiros Municipais de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB tomam posse em MesquitaCerimônia aconteceu na terça-feira, 3 de outubro
Eleitos para o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da …

SAIBA MAIS!

Policlínica de Mesquita registra aumento no número de atendimentosSetor possui diversas especialidades, e é um dos poucos da região a oferecer exame de endoscopia de graça

A Secretaria Municipal de Saúde de Mesquita registrou um grande aumento no número …

SAIBA MAIS!

Comemorações às mulheres seguem em MesquitaO governo de Mesquita, por meio de sua Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), participou de uma ação social promovida pelo Instituto Deus quer Te Ver Sorrindo no último sábado, …

SAIBA MAIS!

Dossiê Mulher 2017 é apresentado em MesquitaDocumento traz levantamento sobre violência contra a mulher no Estado
Profissionais de diversas secretarias da Prefeitura de Mesquita se reuniram na quarta-feira, 28 de setembro, para uma apresentação sobre o Dossiê …

SAIBA MAIS!

Mesquita terá atendimento 24 horas para pacientes de saúde mentalAnúncio foi feito durante o 5º Seminário de Dependência Química
Os dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS Adulto e CAPS AD – Álcool e Drogas) de Mesquita poderão ser transformados em …

SAIBA MAIS!

Mesquita promove mais uma capacitação para os profissionais da Secretaria

Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado em Mesquita

Mesquita terá um mês inteiro em comemoração à amamentação

Repelente de graça para gestantes de Mesquita

Grupamento Ambiental de Mesquita combate mais um foco de incêndio

Prefeitura de Mesquita inicia agendamento para regularização fundiária no bairro

Secretaria de Saúde de Mesquita promove ação de prevenção contra

Conselheiros Municipais de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB tomam

Policlínica de Mesquita registra aumento no número de atendimentos

Comemorações às mulheres seguem em Mesquita

Dossiê Mulher 2017 é apresentado em Mesquita

Mesquita terá atendimento 24 horas para pacientes de saúde mental

Leitores Online

2 Leitores visualizando esta matéria

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade