Santa Terezinha Saúde

Secretaria de Saúde de Mesquita informa dias de atendimento em urologia

Especialidade faz diagnóstico para câncer de próstata

Os moradores de Mesquita que precisarem de consulta com um urologista podem procurar atendimento com este especialista na Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa, na avenida União, 676, bairro Santa Terezinha. As consultas acontecem por agendamento e encaminhamento das unidades de saúde. Os agendamentos devem ser feitos às quartas. A consulta acontece toda quinta-feira, a partir das 13h, e toda sexta-feira, a partir das 11h.

Urologia é uma especialidade cirúrgica da medicina que trata do trato urinário de homens e de mulheres, e do sistema reprodutor dos homens. Os urologistas são treinados para diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com distúrbios urológicos. Os órgãos estudados pelos urologistas incluem os rins, ureteres, bexiga e uretra e os órgãos do sistema reprodutor masculino (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis).

A próstata é uma glândula que se localiza na parte baixa do abdômen do homem, e que pode apresentar algumas patologias, como HPB (hiperplasia prostática benigna) e o Adenocarcinoma de Próstata (câncer). Segundo dados de especialistas, no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

“Os homens, por natureza, são mais resistentes à ideia de ir regularmente ao médico e, por isso, acabam descobrindo a doença em estágio já avançado. Precisamos orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência. Depois do aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada. Por isso, é importante o Preventivo regular através do exame digital da Próstata, USG e do PSA. O preventivo  está relacionado à diminuição de cerca de 21% na mortalidade pela doença”, explica o médico urologista da policlínica, Felippe Carneiro.

Ainda de acordo com Felippe Carneiro, há algumas controvérsias sobre quando se iniciar a investigação. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles com maior risco da doença (idade, histórico familiar, raça, alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. “E existem os que defendem que o preventivo deve se iniciar aos 45 anos, e para os pacientes com maior risco aos 40. Isso se deve ao número crescente de pessoas entre 45-50 anos que vêm à apresentar o Câncer”, completa o especialista.

O aposentado César José Barbosa, de 78 anos, faz o acompanhamento com o urologista todo ano. “Estou em dia com a minha saúde. Faço todos os exames e consultas. Não podemos descuidar”, ensina César.

Exame para detectar osteoporose é oferecido gratuitamente em MesquitaServiço, que começou em outubro, possui diagnóstico rápido

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no mundo, 13% a 18% das mulheres e 3% a 6% dos homens, acima …

SAIBA MAIS!

Mesquita terá Marcha para Jesus no sábadoEvento acontecerá, pela primeira vez, durante aniversário da cidade

A tradicional Marcha para Jesus de Mesquita fará parte, pela primeira vez, da programação de aniversário da Cidade. O município completa 18 …

SAIBA MAIS!

Atleta de Mesquita é destaque na seleção brasileira de Rugby em Cadeiras de RodasTime disputa o Parapan Americano 2017

Os moradores de Mesquita tem um motivo especial para assistir aos jogos do Parapan Americano 2017. O mesquitense Júlio Cézar Braz da Rocha, de 26 …

SAIBA MAIS!

Combate à sífilis será tema de conferência de saúde em MesquitaEncontro terá palestras e exibição de vídeo

Discutir as ações apontadas no plano de enfrentamento da transmissão vertical da sífilis congênita com a rede de saúde, e apontar diretrizes para reduzir …

SAIBA MAIS!

Mesquita promove mais uma capacitação para os profissionais da Secretaria de SaúdeIniciativa foi sobre os sistemas do departamento de informática do SUS

Profissionais das unidades de saúde de Mesquita participaram de capacitação em sistemas SCNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) e …

SAIBA MAIS!

Palestra e lançamento de livro são destaques no segundo dia da Semana de Educação Especial de MesquitaComemorações seguem ate dia 25
Profissionais da área de Educação de Mesquita se reuniram nesta terça-feira, 22 de agosto, no auditório do Fórum, para comemorar o segundo dia da Semana Municipal …

SAIBA MAIS!

Mesquita comemora Outubro Rosa com várias atividades contra o câncer de mamaProgramação tem palestras, locais iluminados e stand up comedy
Diversas atividades estão sendo realizadas em Mesquita em comemoração ao Outubro Rosa, campanha de conscientização para prevenção e diagnóstico precoce do câncer …

SAIBA MAIS!

Agricultura Familiar é tema de encontro em MesquitaI Fórum Municipal de Desenvolvimento Rural de Mesquita foi promovido pela prefeitura

Agricultores familiares de Mesquita, e diversos representantes do setor, participaram nesta terça-feira, 22 de novembro, do I Fórum Municipal …

SAIBA MAIS!

Mesquita possui atendimento especializado em Medicina do TrabalhoOs moradores de Mesquita contam com atendimento gratuito especializado de uma médica do trabalho. As consultas são feitas às terças-feiras, das 13h às 17h, sem agendamento prévio, no segundo andar …

SAIBA MAIS!

Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado em MesquitaProfissionais orientam sobre locais para tratamento contra o tababismo

Os diversos malefícios causados pelo tabagismo foram lembrados na terça-feira, 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo. Em Mesquita, os …

SAIBA MAIS!

Comemorações às mulheres seguem em MesquitaO governo de Mesquita, por meio de sua Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), participou de uma ação social promovida pelo Instituto Deus quer Te Ver Sorrindo no último sábado, …

SAIBA MAIS!

Mesquita ganha nova farmácia e sala de coleta para exames laboratoriaisInauguração dos dois setores será nesta quarta-feira, dia 13

Os moradores de Mesquita irão ganhar mais uma farmácia municipal e um polo de coleta para exames laboratoriais. A inauguração dos dois …

SAIBA MAIS!

Exame para detectar osteoporose é oferecido gratuitamente em Mesquita

Mesquita terá Marcha para Jesus no sábado

Atleta de Mesquita é destaque na seleção brasileira de Rugby

Combate à sífilis será tema de conferência de saúde em

Mesquita promove mais uma capacitação para os profissionais da Secretaria

Palestra e lançamento de livro são destaques no segundo dia

Mesquita comemora Outubro Rosa com várias atividades contra o câncer

Agricultura Familiar é tema de encontro em Mesquita

Mesquita possui atendimento especializado em Medicina do Trabalho

Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado em Mesquita

Comemorações às mulheres seguem em Mesquita

Mesquita ganha nova farmácia e sala de coleta para exames

Leitores Online

1 Leitor visualizando esta matéria

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade