Chatuba Saúde

Mesquita promove mutirão para diagnosticar novos casos de tuberculose

Evento irá conscientizar a população sobre o tratamento com objetivo de diminuir o atual cenário da doença na  cidade

A Prefeitura de Mesquita realiza no próximo dia 10 de março (sábado) uma grande ação em comemoração ao Dia Mundial de Combate a Tuberculose. A atividade será realizada no Condomínio Habitacional Obra do PAC, localizado na Rua Rondon Gonçalves, nº 530, na Chatuba, das 9h às 12h.

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), que mobilizará profissionais do Programa de Combate a Tuberculose e do Programa DST/AIDS, que além de avaliações nas pessoas que apresentam sintomas respiratórios da tuberculose, realizarão testagem de HIV nos pacientes com suspeita da doença. Os profissionais também irão distribuir panfletos informativos sobre as formas de tratamento e irão desenvolver ações educativas e recreativas. A equipe contará ainda com três enfermeiros que farão a triagem e encaminhamento para os serviços de saúde do município.

Segundo o secretário de Saúde, Emerson Trindade, a ação é urgente na cidade. “Mesquita encabeça as estatísticas de casos de tuberculose no Estado. E a Chatuba é onde se concentram os maiores casos. Precisamos mudar esse quadro e estamos trabalhando muito para isso. Principalmente em relação a conscientização do tratamento, que é totalmente gratuito, dura seis meses, mas não pode ser interrompido”, explica ele ao se referir aos  dados divulgados pelo Sistema de Informação de (SINAN), onde Mesquita registra 86 novos casos de tuberculose, com 13 óbitos em 2017.

A gerente de Doenças de Transmissão Crônicas, Gláucia de Araújo, alerta sobre a importância de um rápido diagnóstico. “A tuberculose é contagiosa e por isso, quanto mais cedo o diagnostico for feito, menor será o tempo de transmissão e o risco de outras pessoas serem contaminadas. Ter uma vida saudável também contribui na diminuição do adoecimento das pessoas pela doença”, afirma.

A atividade será aberta e qualquer pessoa poderá participar da ação e passar pela triagem. Em Mesquita, os medicamentos para o tratamento da tuberculose são distribuídos nas unidades CMS Paraná, na Coreia, e no ESF Walter Borges, na Chatuba.

Mesquita amplia atendimento para tratamento da tuberculose  

Serviço está sendo oferecido em mais duas unidades de saúde

Os moradores de Mesquita contam agora com mais duas unidades de saúde para o diagnóstico e tratamento da tuberculose. O serviço …

SAIBA MAIS!

????????????????????????????????????Debate foi durante I Conferência de Qualidade em Saúde e Vigilância Epidemiológica

Gestores da Secretaria Municipal de Saúde de Mesquita, profissionais das unidades de saúde municipais e representantes do Conselho Municipal …

SAIBA MAIS!

Moradores de Mesquita participam de ação de combate à hipertensão arterialOs moradores de Mesquita puderam aproveitar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado nesta quarta-feira, dia 26, para dar uma maior atenção à saúde. Na praça …

SAIBA MAIS!

Mesquita realiza teste de glicose gratuito na Vila Emil nesta segunda, dia 13A equipe do Hiperdia de Mesquita, focada no cadastramento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos e ligada à Secretaria Municipal de Saúde, se prepara para uma ação especial no próximo …

SAIBA MAIS!

Mesquita convoca para campanha de multivacinaçãoSão várias vacinas para crianças e adolescentes, e HPV para pessoas até 26 anos

A equipe de Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mesquita está convocando os …

SAIBA MAIS!

Mesquita ganhará nova farmácia municipal em agostoCom o encerramento das atividades da unidade de rede própria do Programa Farmácia Popular do Brasil no município de Mesquita – determinada pelo governo federal –, a Secretaria Municipal de …

SAIBA MAIS!

Campanha sobre câncer de mama é encerrada em Mesquita com stand up comedyEvento também teve ação social para as mulheres

Um show de stand up comedy marcou o encerramento das comemorações pelo Outubro Rosa em Mesquita. A apresentação aconteceu na tarde de terça-feira, …

SAIBA MAIS!

Mesquita realiza ação social neste sábado, na CoreiaA Prefeitura de Mesquita se prepara para promover uma ação social na Coreia, neste final de semana. Organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o evento está marcado para o …

SAIBA MAIS!

Mesquita capacita enfermeiros para captar casos de tuberculoseCapacitação também visa a busca de pacientes que interromperam o tratamento
Ampliar o acesso para captação de pacientes com suspeita de tuberculose. Este foi um dos objetivos da capacitação de enfermeiros …

SAIBA MAIS!

????????????????????????????????????O Dia D de combate à dengue, celebrado nesta quinta-feira, 27 de abril, foi lembrado em Mesquita com diversas atividades. A ação, promovida no auditório da prefeitura e no paço …

SAIBA MAIS!

Mesquita no combate à hipertensão arterialEm 26 de abril comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Em atenção à data, será realizada em Mesquita uma ação de prevenção à saúde. Das …

SAIBA MAIS!

Mesquita anuncia a informatização do atendimento de seus agentes comunitários de saúdeA prefeitura de Mesquita se reuniu com os agentes comunitários de saúde da cidade para tratar da informatização do atendimento deles no município. O processo já foi iniciado e a …

SAIBA MAIS!

Mesquita amplia atendimento para tratamento da tuberculose

Profissionais da Saúde de Mesquita debatem Plano de Enfrentamento da

Moradores de Mesquita participam de ação de combate à hipertensão

Mesquita realiza teste de glicose gratuito na Vila Emil nesta

Mesquita convoca para campanha de multivacinação

Mesquita ganhará nova farmácia municipal em agosto

Campanha sobre câncer de mama é encerrada em Mesquita com

Mesquita realiza ação social neste sábado, na Coreia

Mesquita capacita enfermeiros para captar casos de tuberculose

Combate à Dengue será intensificado em Mesquita

Mesquita no combate à hipertensão arterial

Mesquita anuncia a informatização do atendimento de seus agentes comunitários

Leitores Online

2 Leitores visualizando esta matéria

Publicidade