Educação

Mesquita comemora Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Evento contou com grande adesão popular, que lotou o auditório da prefeitura

A Prefeitura de Mesquita, através das secretarias de Assistência Social (SEMAS) e de Educação (SEMED), comemorou na manhã desta terça-feira (3), no Auditório Zelito Viana, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O evento que teve como objetivo conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o autismo, contou com a participação do vice-prefeito, Waltinho Paixão, da secretária da SEMAS, Cristina Quaresma, do subsecretário da SEMAS, Nandes Moraes e do subsecretário de Educação, Gabriel Lima.

A atividade contou com palestras da coordenadora do Programa de Educação Previdenciária (PEP) do INSS de Caxias, Elaine Piorotti, e da Terapeuta Ocupacional, Aureanne Vellacorte. Os presentes puderam presenciar importantes debates e trocas de experiências ao final de cada apresentação. A primeira palestra abordou sobre os benefícios e direitos das pessoas com autismo, que orientou as famílias e os profissionais. “Faço questão de preparar todas as famílias que atendo. É de extrema importância auxiliar os responsáveis sobre os direitos que toda pessoa autista tem“, finalizou.

A segunda palestra, ministrada pela terapeuta  ocupacional, abordou o tema “Atuação Interdisciplinar no Transtorno no Espectro do Autismo”, onde alertou os pais quanto o valor da intervenção multidiciplinar. “Em alguns momentos e, para alguns casos, a medicação é fundamental para que um determinado sintoma seja controlado e amenizado. Cabe ao médico avaliar os sintomas, decidir qual sobre a medicação adequada e, então, acompanhar a reação do organismo da criança às medicações usadas por meio de exames periódicos e mudanças nas dosagens, à medida que a criança cresce ou aconteça mudanças no quadro“, descreveu.

O vice-prefeito Waltinho Paixão afirma que esse tipo de evento sensibiliza a sociedade. “Trabalhamos para que a sociedade desenvolva ações e politicas públicas para o autismo. Buscamos uma gestão humanizada e igual para todos“, destaca Paixão.

Segundo a secretária de Assistência Social, Cristina Quaresma, este evento foi inesquecível e importante para dar visibilidade à luta pela inclusão social do autista. “Além de tratar um assunto de alta importância, eventos como esses são de extremo valor para essas mães terem oportunidades de conversar, trocar experiências e entender mais sobre o assunto”, acrescentou.

As crianças com autismo que compareceram do evento participaram de uma oficina de bonecas, receberam atendimento odontológico e acesso a emissão do vale social e do cartão de estacionamento para deficientes. O subsecretário, Nandes de Moraes, encerrou a atividade com uma apresentação musical. “Escolhi a música Esquadros, que a Adriana Calcanhoto fez para o seu irmão, que é cego, porque é uma letra profunda, que nos leva a refletir sobre o que somos, a nossa individualidade, nossos medos e tem a tolerância como tema. A sociedade precisa estar preparada para receber e aceitar todas as pessoas com igualdade, respeitando a particularidade de cada um. Estou muito feliz com o resultado da atividade”, concluiu ele, que idealizou o evento.

Creche de Mesquita recebe índios em celebração à diversidade cultural

A Creche Professora Marlene Peres Costa recebeu nesta semana alguns representantes da tribo indígena FULNI-Ô. A oportunidade foi dada tanto às crianças quanto aos funcionários da unidade escolar, que puderam …

SAIBA MAIS!

Servidor de Mesquita é capacitado para o CadÚnico em Brasília

O governo de Mesquita participa de uma capacitação em Brasília, promovida pelo governo federal, sobre o Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico. A ação, promovida pelo Ministério de Desenvolvimento …

SAIBA MAIS!

Mesquita terá ação social no Centro da cidade no próximo sábado

A Prefeitura de Mesquita se prepara para promover uma ação social no Centro da cidade. Organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o evento está marcado para o dia 18 …

SAIBA MAIS!

Prefeitura entrega certificados para formandos de informática

A Secretaria Municipal de Educação(SEMED) e a Subsecretaria de Tecnologia da Informática(SRI), realizaram no dia 22 de novembro(quarta-feira), na Escola Municipal Governador Roberto Silveira, a formatura dos alunos do curso …

SAIBA MAIS!

Alunos de Mesquita visitam o Museu do Amanhã

Na manhã desta quinta-feira, dia 11 de maio, 38 alunos da Escola Estadual Municipalizada Santos Dumont participaram de uma visita guiada ao Museu do Amanhã, no Centro do Rio de …

SAIBA MAIS!

Idosos de Mesquita beneficiários do BPC precisam ser incluídos no CadÚnico

Ao cruzar dados entre as bases de abril de 2017 do Cadastro Único (CadÚnico) e as de março de 2017 da folha dos beneficiários idosos do Benefício de Prestação Continuada …

SAIBA MAIS!

Mesquita tem cinema grátis nesta sexta-feira

Filme “Real – O Plano por Trás da História“ será exibido em comemoração aos 23 anos do Plano Real

Neste final de semana, o Plano Real completará 23 anos. O governo …

SAIBA MAIS!

Palestra e lançamento de livro são destaques no segundo dia da Semana de Educação Especial de Mesquita

Comemorações seguem ate dia 25
Profissionais da área de Educação de Mesquita se reuniram nesta terça-feira, 22 de agosto, no auditório do Fórum, para comemorar o segundo dia da Semana Municipal …

SAIBA MAIS!

Mesquita lança site com mapeamento de serviços disponíveis na cidade

A Prefeitura de Mesquita acaba de lançar o Geo Informação, um serviço de mapeamento dos equipamentos públicos da cidade, desenvolvido pela equipe da Subsecretaria de Tecnologia da Informação. O sistema …

SAIBA MAIS!

Prefeitura revoga edital de processo seletivo de auxiliar de creche

A Prefeitura de Mesquita informa que foi revogado o edital de processo seletivo simplificado número 001/2018 de 19/01/2018, para contratação imediata e formação de cadastro de reserva de profissionais para …

SAIBA MAIS!

Projeto Jovem Alerta tem sua primeira formatura em Mesquita

Mesquita celebrou a primeira formatura do Projeto Jovem Alerta na cidade nesta terça-feira, dia 2 de maio. A ação é resultado de uma parceria entre o governo municipal, a ONG Mundo Novo …

SAIBA MAIS!

Alunos da rede municipal de Mesquita foram ao teatro no feriadão

A Secretaria Municipal de Educação de Mesquita conseguiu promover uma tarde divertida e inusitada para 61 alunos no último sábado, 9 de setembro. Alunos do 5º ano das escolas municipais …

SAIBA MAIS!

Creche de Mesquita recebe índios em celebração à diversidade cultural

Servidor de Mesquita é capacitado para o CadÚnico em Brasília

Mesquita terá ação social no Centro da cidade no próximo

Prefeitura entrega certificados para formandos de informática

Alunos de Mesquita visitam o Museu do Amanhã

Idosos de Mesquita beneficiários do BPC precisam ser incluídos no

Mesquita tem cinema grátis nesta sexta-feira

Palestra e lançamento de livro são destaques no segundo dia

Mesquita lança site com mapeamento de serviços disponíveis na cidade

Prefeitura revoga edital de processo seletivo de auxiliar de creche

Projeto Jovem Alerta tem sua primeira formatura em Mesquita

Alunos da rede municipal de Mesquita foram ao teatro no

Leitores Online

2 Leitores visualizando esta matéria

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade