Saúde

Mesquita realiza mutirão de saúde para captação de portadores de hanseníase

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realiza nesta quarta-feira (11), na Unidade Básica de Saúde Dr. Jorge Campos, às 9h, atendimento para captação de possíveis portadores de hanseníase. A unidade fica localizada na Avenida Brasil, s/nº, Coreia.

O objetivo é acelerar o diagnóstico, incentivar a prevenção e facilitar o tratamento da doença. O serviço visa ampliar os pontos de atendimentos da hanseníase na cidade e descentralizar o tratamento.

Katia Almeida, coordenadora do Programa Municipal de Controle de Hanseníase, ressalta a importância do programa. “Buscamos com mais esta campanha de captação e orientação da doença para que possamos ter uma Mesquita com saúde”, explica Katia.

Atualmente os moradores de Mesquita podem procurar tratamento para a hanseníase na Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa, onde funciona o polo do programa, e também nas unidades UBS Edson Passos, ESF Walter Borges e ESF Jacutinga.

A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen. A doença tem cura, mas, se não tratada, pode deixar sequelas. A transmissão se dá por meio de convivência muito próxima e prolongada com o doente da forma transmissora chamada multibacilar, que não se encontra em tratamento, por contato com gotículas de saliva ou secreções do nariz. Tocar a pele do paciente não transmite a hanseníase. O tratamento, que é gratuito e fornecido pelo Sistema Único de Saúde, varia de seis meses a um ano, podendo ser prorrogado. O tratamento é eficaz e cura. Após a primeira dose da medicação não há mais risco de transmissão e o paciente pode conviver em meio à sociedade.

Confira os endereços para tratamento da hanseníase em Mesquita:

Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa (polo do programa)

Av. União, 676, Santa Terezinha.

 

UBS Edson Passos

Avenida Marechal Castelo Branco, s/nº – Edson Passos

 

ESF Walter Borges 

Rua Inácio Serra, s/nº, Chatuba

ESF Jacutinga

Rua Maria das Graças, – s/nº – Jacutinga

Mesquita terá palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria de Saúde (SEMUS), realiza na próxima sexta-feira, dia 23 de março, uma palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), que é a nova nomenclatura …

SAIBA MAIS!

Prefeitura de Mesquita amplia atendimento para exames laboratoriais

Serviços do laboratório municipal estão sendo levados para demais unidades de saúde

A população de Mesquita conta agora com mais comodidade para fazer a coleta de sangue para exames laboratoriais gratuitos. …

SAIBA MAIS!

Confira os locais de vacinação contra a tuberculose, febre amarela e raiva humana em Mesquita

Os moradores de Mesquita devem estar atentos para os polos de atendimento para vacinação contra a tuberculose e febre amarela, além do local de profilaxia contra a raiva humana no …

SAIBA MAIS!

Ação educativa contra o tabagismo é realizada em Mesquita

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria de Municipal de Saúde (SEMUS), promoveu na manhã desta quarta-feira, dia 30, uma ação de conscientização sobre os riscos do tabagismo. O evento …

SAIBA MAIS!

Unidades de Saúde de Mesquita recebem tablets

Dando continuidade ao processo de modernização e informatização de toda prefeitura, seis unidades de saúde acabaram de receber 32 tablets que serão utilizados pelos agentes das Unidades Básicas de Saúde …

SAIBA MAIS!

Mesquita tem palestra sobre saúde mental nesta sexta-feira

A Prefeitura de Mesquita conscientizará seus munícipes a respeito da Campanha Janeiro Branco nesta sexta-feira, dia 26 de janeiro. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, será realizada uma palestra …

SAIBA MAIS!

Mesquita anuncia a informatização do atendimento de seus agentes comunitários de saúde

A prefeitura de Mesquita se reuniu com os agentes comunitários de saúde da cidade para tratar da informatização do atendimento deles no município. O processo já foi iniciado e a …

SAIBA MAIS!

Mesquita vacina os viajantes contra a febre amarela

O município de Mesquita não tem identificação de casos de febre amarela. Mas a secretaria municipal de Saúde está disponibilizando, a partir das 13 horas, 100 senhas da vacina contra …

SAIBA MAIS!

Prefeitura de Mesquita regulariza forma de contratação de 800 funcionários da Saúde

Funcionários passaram ter direitos trabalhistas pela CLT
A Secretaria de Saúde de Mesquita deu o pontapé inicial no processo de transição no contrato de prestadores de serviços que antes eram cooperativados …

SAIBA MAIS!

Centro de Especialidades Odontológicas de Mesquita prestou 5.820 atendimentos entre maio e agosto

Os mesquitenses estão em dia com seu sorriso. Pelo menos aqueles que procuraram os serviços odontológicos do município. No segundo quadrimestre deste ano, ou seja, entre maio e agosto de …

SAIBA MAIS!

Capacitação educativa Cárie Zero foi promovida em Mesquita

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizou na última terça-feira (12), uma palestra de capacitação educativa para o setor de Saúde Bucal do município, no …

SAIBA MAIS!

Saúde de Mesquita terá serviço de diagnóstico de câncer bucal em ação social neste sábado

Neste sábado, dia 26 de agosto, a equipe de Saúde Bucal de Mesquita aproveitará a ação social realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), na Dinâmica, em Rocha Sobrinho, …

SAIBA MAIS!

Mesquita terá palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis

Prefeitura de Mesquita amplia atendimento para exames laboratoriais

Confira os locais de vacinação contra a tuberculose, febre amarela

Ação educativa contra o tabagismo é realizada em Mesquita

Unidades de Saúde de Mesquita recebem tablets

Mesquita tem palestra sobre saúde mental nesta sexta-feira

Mesquita anuncia a informatização do atendimento de seus agentes comunitários

Mesquita vacina os viajantes contra a febre amarela

Prefeitura de Mesquita regulariza forma de contratação de 800 funcionários

Centro de Especialidades Odontológicas de Mesquita prestou 5.820 atendimentos entre

Capacitação educativa Cárie Zero foi promovida em Mesquita

Saúde de Mesquita terá serviço de diagnóstico de câncer bucal

Leitores Online

5 Leitores visualizando esta matéria

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade