Educação

Educação de Jovens e Adultos de Mesquita promove roda de conversa

Atividade abordou o tema Juventude e Cultura na EJA

Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Mesquita, matriculados na Escola Municipal Expedito Miguel, participaram na noite desta segunda-feira, dia 8 de outubro, de uma roda de conversa com o tema “Cultura e Juventude”.  A iniciativa foi promovida através da Secretaria Municipal de Educação.

A atividade contou com a presença de cerca de 40 alunos dos anos finais da EJA e trouxe como proposta a discussão sobre o acesso aos equipamentos culturais disponíveis na Baixada Fluminense e sobre as possibilidades de estudo e trabalho com a produção cultural.

Sob a mediação do gerente da Educação de Jovens e Adultos, Vinícius de Luna, o ator Tatá Boeta e a produtora cultural Marina Xavier foram os convidados do debate, onde apresentaram suas experiências profissionais e os circuitos culturais que participam, sensibilizando os alunos para a diversidade cultural. “Temos muitas atividades gratuitas. Mas é fundamental que esses espaços sejam ocupados. A cultura deve estar disponível para todos”, destacou Marina Xavier.

Para a assistente pedagógica, Andréia Arruda, a atividade é fundamental para que os alunos tenham maior consciência sobre sua própria cultura. “A partir dessa roda de conversa percebemos que muitos alunos acham que a cultura por ser popular, é algo menor. É preciso vencer esse preconceito, pois as experiências que eles trazem são muito ricas”, concluiu.

Mesquita oferece EJA em nove unidades no turno da noite. Cerca de dois mil alunos estão matriculados na modalidade. As vagas ficam abertas durante todo o semestre e os interessados em concluir o ensino fundamental devem procurar a unidade de ensino participante de segunda a sexta, das 9h às 21h. Mais informações também podem ser adquiridas através do telefone 2696-1681. É preciso ter 15 anos ou mais.

As aulas são ministradas nas escolas municipais Presidente Castelo Branco (Av. Pres. Kennedy, s/nº- Rocha Sobrinho); Professor Quirino (Rua Bráulio, 483 – Santo Elias); Vereador Américo dos Santos (Rua Voltaire, S/Nº – Banco de Areia); Expedito Miguel (Rua Hercília, 1.062 – Vila Emil); Rotariano Arthur Silva (Rua Paraná, 443 – Centro); Governador Roberto Silveira (Praça da Revolução, S/Nº – Edson Passos); Ernesto Che Guevara (Rua Lídia, 646 – Chatuba); Machado de Assis (Av. União, 543 – Santa Terezinha) e na Deoclécio Dias Machado Filho (Rua Carlos Frahia, 101 – Cosmorama), que oferece a modalidade semipresencial, onde o aluno pode concluir o ensino fundamental em até oito meses.

Mesquita recebe curso de qualificação da Fundação CECIERJ

Mesquita recebeu na última quinta-feira, dia 20 de abril, a primeira aula do Curso de Qualificação em Ensino de Ciências e Divulgação Científica, direcionado aos professores do ensino fundamental do …

SAIBA MAIS!

Mesquita promove II Formação em Rede para profissionais da Educação

A Secretaria Municipal de Educação de Mesquita (SEMED) promoverá a segunda edição da Formação em Rede. Intitulada “Formação em Rede: tecendo olhares, pensares e fazeres na educação”, esta etapa tem …

SAIBA MAIS!

Mesquita promove Primeira Feira Integrada na Escola Municipal  Maria Dolores

“Queremos fazer com que nossos alunos tenham prazer em aprender”, foi assim que o diretor da Escola Municipal Maria Dolores de Mello Porto, Rodrigo Araújo, apresentou a Primeira Feira Integrada …

SAIBA MAIS!

Mesa redonda marca terceiro dia da Semana de Educação Especial de Mesquita

Uma mesa redonda com o tema “Currículo e Práticas Pedagógicas em Educação Inclusiva: Uma Relação Necessária” marcou o terceiro dia de atividades pela Semana Municipal de Educação Especial de Mesquita. O …

SAIBA MAIS!

Escritor Júlio Emílio Braz visita escola Municipal de Mesquita

Alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Vereador Américo dos Santos, localizada no bairro Banco de Areia, em Mesquita, receberam nesta quarta-feira, dia 13 de junho, a visita do escritor …

SAIBA MAIS!

Mesquita participa da etapa nacional da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente representou um avanço muito grande para Mesquita no que diz respeito à educação e consciência ambiental. É que essa foi a primeira …

SAIBA MAIS!

Secretaria Municipal de Educação de Mesquita divulga lista com convocados para o Programa Novo Mais Educação

A Secretaria Municipal de Educação de Mesquita (SEMED) divulgou, nesta segunda-feira, dia 12 de junho, a lista com os nomes dos Mediadores e Facilitadores que atuarão no Programa Novo Mais …

SAIBA MAIS!

Alunos da Educação Infantil de Mesquita lançam livro ilustrado

Os alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Cecília Meireles, no bairro Santo Elias, lançaram no dia 28 de setembro o livro “O Grilo que se apaixonou pela grila”. A …

SAIBA MAIS!

Mesquita promove roda de conversa de valorização às mulheres negras na Educação

O governo de Mesquita promoveu, na noite da última sexta-feira, dia 1º de setembro, um encontro focado na valorização da mulher negra. A roda de conversa “O Protagonismo da Mulher …

SAIBA MAIS!

Mesquita comemora 10 anos da Escola Municipal Professor Marcos Gil

A noite desta quarta-feira, 27 de abril, foi de grande festa em Mesquita. A Escola Municipal Professor Marcos Gil, que é uma referência em Educação Especial na região, está completando …

SAIBA MAIS!

Secretaria de Educação de Mesquita promove Semana do Brincar

No dia 28 de maio foi celebrado o Dia Mundial do Brincar e, para comemorar, a Secretaria Municipal de Educação de Mesquita (SEMED) promoveu, do dia 22 ao dia 26 …

SAIBA MAIS!

Mesquita realiza audiência pública para a Educação do município

A Prefeitura Municipal de Mesquita realiza nesta quarta-feira, dia 24 de maio, uma audiência pública onde serão abordadas questões sobre a educação do município. O plano de carreira dos servidores …

SAIBA MAIS!

Mesquita recebe curso de qualificação da Fundação CECIERJ

Mesquita promove II Formação em Rede para profissionais da Educação

Mesquita promove Primeira Feira Integrada na Escola Municipal Maria

Mesa redonda marca terceiro dia da Semana de Educação Especial

Escritor Júlio Emílio Braz visita escola Municipal de Mesquita

Mesquita participa da etapa nacional da Conferência Infantojuvenil pelo Meio

Secretaria Municipal de Educação de Mesquita divulga lista com convocados

Alunos da Educação Infantil de Mesquita lançam livro ilustrado

Mesquita promove roda de conversa de valorização às mulheres negras

Mesquita comemora 10 anos da Escola Municipal Professor Marcos Gil

Secretaria de Educação de Mesquita promove Semana do Brincar

Mesquita realiza audiência pública para a Educação do município

Leitores Online

3 Leitores visualizando esta matéria

Publicidade