Saúde

Mesquita promove capacitação para teste rápido da sífilis nesta quarta-feira

A Secretaria Municipal de Saúde realizará nesta quarta-feira, dia 10 de outubro, uma capacitação para os enfermeiros da rede. O objetivo é preparar esses profissionais para a realização do teste rápido de sífilis e também debater estratégias focadas no atendimento aos pacientes. Cerca de 40 profissionais foram convidados e a iniciativa já marca o início das comemorações pelo Dia Nacional de Combate à Sífilis, comemorado no terceiro sábado de outubro. A iniciativa está sendo organizada pelo departamento de Vigilância Epidemiológica da cidade.

Estamos iniciando uma ampliação na oferta de teste rápido para sífilis no município. Com a implantação do novo modelo de clínicas da família, teremos o serviço nessas novas unidades e também em outras de atenção básica de outros bairros”, avisa Silvio Diniz, o coordenador de Vigilância Epidemiológica de Mesquita.

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível, causada por uma bactéria. A pessoa pode contrair e demorar anos para que se manifeste. Entre os sintomas, se destacam o aparecimento de feridas indolores, que evoluem para machas avermelhadas na pele e, em casos mais graves, pode atingir o sistema nervoso, coração e ossos. Nas gestantes, caso seja transmitida para os bebês, a sífilis pode provocar aborto, má formação, surdez e até a morte.

A sífilis se tornou uma epidemia e os casos estão avançando entre a população jovem brasileira. O Ministério da Saúde orientou que todos os estados realizem ações para reverter esse quadro. Mesquita também tem registrado muitos casos de sífilis e estamos trabalhando para combater a doença na cidade”, frisa o Dr. Emerson Trindade, secretário municipal de Saúde de Mesquita.

Vale lembrar que, no município de Mesquita, a unidade de saúde de referência para o tratamento e diagnóstico da sífilis é o Centro Médico de Saúde (CMS) Paraná, no Centro. Porém, todas as unidades de saúde da prefeitura estão aptas para realizarem o tratamento contra a sífilis. O CMS Paraná fica na Rua Paraná 557 e é também a unidade de referência de Mesquita de todo o Programa DST/Aids e Hepatites Virais, além do Programa de Controle da Tuberculose.

Mesquita anuncia a informatização do atendimento de seus agentes comunitários de saúde

A prefeitura de Mesquita se reuniu com os agentes comunitários de saúde da cidade para tratar da informatização do atendimento deles no município. O processo já foi iniciado e a …

SAIBA MAIS!

Mesquita apresenta a meta “90-90-90”, para acabar com a epidemia de Aids no mundo, à sociedade civil e aos profissionais da Saúde

Uma palestra sobre a meta “90-90-90”, para acabar com a epidemia de Aids no mundo, foi promovida no auditório Zelito Viana, na prefeitura de Mesquita. A ação foi promovida pela …

SAIBA MAIS!

Governo de Mesquita moderniza laboratório municipal

Iniciativa amplia atendimento em exames gratuitos para a população
O Laboratório Municipal de Mesquita está mais modernizado. Em funcionamento desde abril o setor, onde são realizados exames laboratoriais gratuitos para a população, ganhou equipamentos novos …

SAIBA MAIS!

Mesquita amplia atendimento odontológico para pacientes especiais do município

O governo de Mesquita, através de seu Centro de Especialidades Odontológicas, o CEO, ampliou o atendimento odontológico a pacientes especiais do município. Diariamente, o espaço conta com pelo menos um …

SAIBA MAIS!

Confira os locais de vacinação contra a tuberculose, febre amarela e raiva humana em Mesquita

Os moradores de Mesquita devem estar atentos para os polos de atendimento para vacinação contra a tuberculose e febre amarela, além do local de profilaxia contra a raiva humana no …

SAIBA MAIS!

Mesquita no combate ao abuso sexual infantil

Em 18 de maio comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em atenção à data, profissionais da prefeitura de Mesquita fizeram nesta …

SAIBA MAIS!

1º Seminário de Saúde do Trabalhador é realizado em Mesquita

A Secretaria Municipal de Saúde de Mesquita (SEMUS) realizou na manhã da última terça-feira, dia 11 de setembro, às 9h, o Primeiro Seminário de Saúde do Trabalhador do município, no Centro Cultural Mister Watkins. A atividade …

SAIBA MAIS!

Mesquita capacita servidores sobre Caderneta de Saúde do Adolescente

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizou nesta sexta-feira, dia 28 de julho, uma capacitação para uso da Caderneta do Adolescente. A atividade aconteceu na …

SAIBA MAIS!

Mesquita ganhará nova farmácia municipal em agosto

Com o encerramento das atividades da unidade de rede própria do Programa Farmácia Popular do Brasil no município de Mesquita – determinada pelo governo federal –, a Secretaria Municipal de …

SAIBA MAIS!

Mesquita no combate à hipertensão arterial

Em 26 de abril comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Em atenção à data, será realizada em Mesquita uma ação de prevenção à saúde. Das …

SAIBA MAIS!

Mais de 22 mil animais vacinados em Mesquita

O município de Mesquita recebeu no último sábado, dia 11 de novembro, uma campanha de vacinação contra a raiva direcionada aos cães e gatos da cidade. A ação, fruto de …

SAIBA MAIS!

Mesquita vacina cães e gatos contra raiva nesse sábado

Mesquita receberá neste sábado, em diversos endereços da cidade, uma campanha de vacinação contra a raiva direcionada aos cães e gatos da cidade. A ação, fruto de uma parceria entre …

SAIBA MAIS!

Mesquita anuncia a informatização do atendimento de seus agentes comunitários

Mesquita apresenta a meta “90-90-90”, para acabar com a epidemia

Governo de Mesquita moderniza laboratório municipal

Mesquita amplia atendimento odontológico para pacientes especiais do município

Confira os locais de vacinação contra a tuberculose, febre amarela

Mesquita no combate ao abuso sexual infantil

1º Seminário de Saúde do Trabalhador é realizado em Mesquita

Mesquita capacita servidores sobre Caderneta de Saúde do Adolescente

Mesquita ganhará nova farmácia municipal em agosto

Mesquita no combate à hipertensão arterial

Mais de 22 mil animais vacinados em Mesquita

Mesquita vacina cães e gatos contra raiva nesse sábado

Leitores Online

2 Leitores visualizando esta matéria

Publicidade