Transportes

Caminhada de conscientização para o Outubro Rosa reúne cerca de 300 pessoas

Além do alerta às mulheres, a prevenção da doença entre os homens também foi alvo da ação realizada em Mesquita

 

Um mar rosa se formou nas ruas de Mesquita. Na manhã de terça-feira, dia 23, aconteceu a caminhada a favor da conscientização e prevenção do câncer de mama e do colo de útero, causa que motiva a campanha Outubro Rosa. Aproximadamente 300 pessoas participaram da ação. A concentração foi na Vila Olímpica de Mesquita, às 8h.

Com muita música e num clima de total animação, a caminhada seguiu pela Av. Baronesa de Mesquita, Av. Eternidade, Rua Rodolfo Pessoa e Rua Cosmorama. A atividade foi encerrada na Praça do Cosmorama, com uma grande aula de alongamento. Frutas, sanduíches e sucos fizeram parte do café da manhã oferecido aos participantes no final do evento. Além disso, tendas montadas pela Secretaria Municipal de Saúde ofereceram à população orientações de como fazer o autoexame e agendamento de mamografia e preventivo na rede municipal de saúde.

Embora o Outubro Rosa lute por uma causa feminina, muitos homens estavam presentes na caminhada, dando todo seu apoio à campanha. O aposentado Ubirajara Salazar, de 65 anos, destacou a importância da participação em movimentos como este. “O câncer é uma luta de todos! Não é a primeira vez que eu participo. Todos devem abraçar essa ideia”, completa.

 

Mas foi a dona de casa Valdete Santana, 63 anos, que alertou sobre o câncer de mama masculino. “É necessário chamar atenção de todas as mulheres para o autoexame, mas não só as mulheres, como também os homens, pois eles também têm câncer de mama. Principalmente agora no mês de outubro, devemos usar todos os recursos para combater esse mal”, disse.

A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SEMCELT) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS). Para a realização do evento, houve o apoio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SETRANS), Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Cidadania (SEMSOP) e Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Defesa Civil (SEMSPDEC).

Outras ações

A Secretaria de Assistência Social de Mesquita (SEMAS) também realizou nesta terça-feira (23), às 10h, no CRAS de Banco de Areia, na Rua Bicuíba, 48, o projeto “Outubro Rosa”, continuando a campanha de prevenção ao câncer de mama, organizada pela Prefeitura de Mesquita. Até o fim do mês, a secretaria vai promover uma série de palestras de conscientização sobre a doença, com especialistas, além de atividades com a comunidade.

A palestra ficou por conta da enfermeira Rita de Cassia Pinho que reforçou a importância do autoexame. No evento também foram oferecidas outras atividades como espaço de beleza com cabeleireiro realizando cortes de cabelo e escova, barbeiras, manicures, design de sobrancelhas, entre outros profissionais do ramo da estética.

No próximo dia 29, a SEMAS realizará mais uma ação. Será um evento com intuito de mobilizar mulheres para doar cabelos. Os cabelos recebidos serão usados na confecção de perucas. Também haverá coleta de lenços em prol das vítimas do câncer de mama, serviços informativos sobre autoexame realizados pela Secretaria Municipal de Saúde e ainda uma exposição no saguão da prefeitura.

Mesquita leva população para aulão de ginástica no Parque do Gericinó

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo (SEMCELT), realiza um aulão de ginástica especial no Parque Natural do Gericinó, em Nilópolis.
A atividade acontece nesta …

SAIBA MAIS!

Mulheres de Mesquita são homenageadas com Oscar Social

Evento no Centro Cultural Mister Watkins deu início às comemorações pelo mês das mulheres na cidade
O Dia Internacional da Mulher foi comemorado com uma grande e emocionante festa em Mesquita. …

SAIBA MAIS!

Mesquita segue com maratona de ações sociais itinerantes

O próximo evento acontece no dia 21 de junho, em Edson Passos
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Mesquita (SEMAS) promoverá, no dia 21 de junho, quinta-feira, das 9h às 14h, mais …

SAIBA MAIS!

Mesquita cria novo polo para vacina contra Raiva Humana

A equipe de enfermeiros e de técnicos de enfermagem da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Jacutinga acaba de ser capacitada para o primeiro atendimento da profilaxia da Raiva Humana …

SAIBA MAIS!

Secretário de Segurança de Mesquita participa do projeto “Repórter Jovem Cidadão

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), promoveu na tarde de quarta-feira (6), um encontro com jovens da cidade no projeto “Repórter Jovem Cidadão”. A …

SAIBA MAIS!

Nova gestão do Conselho Municipal de Assistência Social toma posse em Mesquita

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Mesquita deu posse aos 24 novos conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social da cidade. No ato, foram entregues os 24 certificados dos …

SAIBA MAIS!

Mesquita tem primeiro Encontro de Artesãos

Plano visa ocupação de praças públicas e construção de polos gastronômicos na cidade

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SEMCELT), recebeu nesta quarta-feira (28), …

SAIBA MAIS!

Mesquita comemora o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Para marcar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado em 15 de junho, a Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realiza …

SAIBA MAIS!

Mesquita ganha ambulância do governo federal

Mesquita passará a contar com mais uma ambulância circulando pela cidade a partir desta quarta-feira, dia 22 de março. É nesta data que o município receberá, do governo federal, a …

SAIBA MAIS!

Mesquita inicia curso de Agente de Defesa Civil Mirim

A prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Defesa Civil (SEMOSPEDEC), realizou neste sábado, dia 2 de agosto, a aula inaugural para 50 alunos no …

SAIBA MAIS!

Mesquita fecha parceria para curso gratuito básico de informática e montagem e manutenção

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) de Mesquita estabeleceu uma parceria com a Microcamp, rede com mais de 70 escolas de informática e idiomas no Brasil, com mais de …

SAIBA MAIS!

Projeto Jovem Alerta tem sua primeira aula em Mesquita

Uma parceria entre o governo de Mesquita, a ONG Mundo Novo e o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) está levando cidadania, informação e oportunidade aos adolescentes e jovens de Mesquita. Trata-se do Projeto Jovem …

SAIBA MAIS!

Mesquita leva população para aulão de ginástica no Parque do

Mulheres de Mesquita são homenageadas com Oscar Social

Mesquita segue com maratona de ações sociais itinerantes

Mesquita cria novo polo para vacina contra Raiva Humana

Secretário de Segurança de Mesquita participa do projeto “Repórter Jovem

Nova gestão do Conselho Municipal de Assistência Social toma posse

Mesquita tem primeiro Encontro de Artesãos

Mesquita comemora o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra

Mesquita ganha ambulância do governo federal

Mesquita inicia curso de Agente de Defesa Civil Mirim

Mesquita fecha parceria para curso gratuito básico de informática e

Projeto Jovem Alerta tem sua primeira aula em Mesquita

Leitores Online

3 Leitores visualizando esta matéria

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade