Educação

Educação ambiental: estudantes da rede municipal visitam uma das maiores estações de tratamento do país

Alunos do 7º ano do ensino fundamental da E. M. Profº Quirino, visitaram no último dia 31, a Estação de Tratamento de Esgoto Alegria, no Caju, região metropolitana do Rio. A iniciativa foi promovida pela equipe de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMMURB). A ETE Alegria é a maior estação de tratamento de esgoto operada pela CEDAE e uma das maiores do país.  A ação teve por objetivo conscientizar os jovens sobre como funciona o tratamento de esgoto e água e como o saneamento básico reflete na qualidade da água recebida no município.  Além disso, o intuito do projeto pedagógico trabalhado pela equipe de educação ambiental é mostrar a importância da água e ensinar como os moradores podem cuidar melhor de Mesquita, através da proteção e preservação dos rios do município.

A visita começou com uma palestra ministrada pelo engenheiro químico, Paulo Afonso, onde foram abordadas as etapas do processo do tratamento de esgoto. Em seguida, os alunos foram levados ao pátio para conhecer as fases e o processamento do esgoto: desde a chegada dos resíduos até a finalização do tratamento, onde a água é onde a água é devolvida com o tratamento já realizado. Também foi apresentado aos alunos o método de reutilização do lodo ativado, que passa por um processo de tratamento, e posteriormente, é usado para adubação. Esse adubo é utilizado no cultivo de mudas de espécies da flora da Mata Atlântica plantadas no processo de reflorestamento. Cada aluno ganhou uma muda de presente.

Para finalizar, os alunos conheceram o laboratório onde são feitas as análises da qualidade do esgoto que entram e saem da estação. A educadora ambiental, Rosaura Clem, ressaltou a importância da conscientização das novas gerações sobre o reflexo do meio ambiente na qualidade de vida da população.  “Nós sabemos que o saneamento é saúde. A partir do momento que você esclarece isso à população e aos alunos, o conhecimento e a cidadania fazem com que eles cuidem melhor da cidade onde vivem”, disse.

O Brasil sediou, em março deste ano, o 8º Fórum Mundial da Água, evento promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para debater a crise hídrica mundial. Inspirada por este acontecimento, a SEMMURB com suas ações, visa a colocar os rios, mananciais e córregos de Mesquita no topo da agenda política e da sociedade mesquitense.

 

Alunos de Mesquita recebem visita de atletas do Botafogo

Alunos da Escola Municipal Ernesto Che Guevara receberam nesta quarta-feira, dia 5 de julho, a visita atletas Roberto Ferreira, Rafael Silva, David Brito e Jamaal Smith, integrantes da equipe de …

SAIBA MAIS!

Educação de Mesquita conquista aprovação do plano de carreira na Câmara de Vereadores

O plano de carreira dos servidores municipais da Educação de Mesquita acaba de ser aprovado pela Câmara de Vereadores. A votação aconteceu na terça-feira, dia 23 de outubro, em sessão …

SAIBA MAIS!

Mesquita participa de encontro com presidente do INEA

Atividade reuniu secretários de Meio Ambiente de toda Baixada Fluminense

A Prefeitura de Mesquita participou no último dia 23 de outubro de um encontro com secretários de Meio Ambiente da Baixada …

SAIBA MAIS!

Mesquita abre vagas para Educação de Jovens, Adultos e Idosos

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria de Educação (SEMED), abriu em junho vagas para Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). Podem se inscrever pessoas a partir de 15 anos, que …

SAIBA MAIS!

Educação de Mesquita promove aproximação com ensino profissionalizante

Alunos da Escola Municipal Deoclécio Dias Machado Filho, localizada no bairro Cosmorama, em Mesquita, visitaram na última sexta-feira, dia 19 de outubro, o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) de …

SAIBA MAIS!

Aluno de Mesquita se prepara para disputa esportiva nos Emirados Árabes

Marcelino Lages já está com o passaporte em mãos para a competição que acontece em Abu Dhabi no ano que vem
O aluno da Educação Especial da Escola Municipal Professor Marcos …

SAIBA MAIS!

Mesquita é destaque pela atuação na Educação Inclusiva

A Prefeitura de Mesquita está trabalhando para assegurar a inclusão escolar dos alunos da educação especial nos sistemas regulares de ensino. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) vem …

SAIBA MAIS!

Mesquita abre processo seletivo para tradutores de Libras e guia de cegos

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), está com inscrições  abertas para o processo seletivo simplificado destinado à contratação, por tempo determinado, de 14 profissionais tradutores …

SAIBA MAIS!

Prefeitura inicia segunda etapa da regularização fundiária com moradores do Cruzeiro do Sul

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMMURB), deu inicio na manhã desta segunda-feira (6), a segunda etapa do projeto de regularização fundiária no …

SAIBA MAIS!

Escola de educação especial de Mesquita é ouro, prata e bronze nas Olimpíadas Especiais Brasil

Premiação foi de encerramento da etapa estadual
A equipe de futsal da Escola Municipal Professor Marcos Gil, polo de Educação Especial em Mesquita, é medalha de prata na etapa estadual das …

SAIBA MAIS!

Mesquita recebe curso de qualificação da Fundação CECIERJ

Mesquita recebeu na última quinta-feira, dia 20 de abril, a primeira aula do Curso de Qualificação em Ensino de Ciências e Divulgação Científica, direcionado aos professores do ensino fundamental do …

SAIBA MAIS!

Mesquita e Nova Iguaçu reúnem centenas de pessoas em caminhada

Cerca de 200 pessoas se mobilizaram neste domingo, dia 4 de junho, para a Caminhada na Natureza, evento que abriu as comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. A largada …

SAIBA MAIS!

Alunos de Mesquita recebem visita de atletas do Botafogo

Educação de Mesquita conquista aprovação do plano de carreira na

Mesquita participa de encontro com presidente do INEA

Mesquita abre vagas para Educação de Jovens, Adultos e Idosos

Educação de Mesquita promove aproximação com ensino profissionalizante

Aluno de Mesquita se prepara para disputa esportiva nos Emirados

Mesquita é destaque pela atuação na Educação Inclusiva

Mesquita abre processo seletivo para tradutores de Libras e guia

Prefeitura inicia segunda etapa da regularização fundiária com moradores do

Escola de educação especial de Mesquita é ouro, prata e

Mesquita recebe curso de qualificação da Fundação CECIERJ

Mesquita e Nova Iguaçu reúnem centenas de pessoas em caminhada

Leitores Online

4 Leitores visualizando esta matéria

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade