Chatuba Cultura

Menino da Chatuba conquista vaga para o Balé Bolshoi

BAILARINO
Foto: Reprodução / TV Globo

Vinícius Gabriel Pereira, de 11 anos, é nascido e criado na comunidade da Chatuba. Enfrentando concorrência de 121 candidatos por vaga, ele conquistou um lugar na escola do Balé Bolshoi, em Joinville, em Santa Catarina. Como ele não possui dinheiro para se manter na cidade com a família, a ONG Mundo Novo, onde ele é aluno desde os 6 anos, criou uma vaquinha online para financiar o sonho do menino.

Lá, ele foi alfabetizado com a ajuda de professores voluntários. No exame para o Balé Bolshoi, ele teve que passar por exames de Português e Matemática.

O Instituto Mundo Novo atende 150 crianças em projetos de Educação Infantil e profissionalização em dança. Tudo é bancado com a ajuda de doações. Vinícius aprendeu tudo o que sabe de balé no local.

Ele conta que se realiza ao calçar as sapatilhas. A mãe garante que a família não se assusta com nenhuma manifestação de preconceito pela opção do filho em aprender balé clássico. “O meu filho vai ser o que ele quer ser. Se ele quer ser bailarino, por que ele não será bailarino? E onde eu puder chegar com ele, nós vamos chegar”, destacou Sandra Elisa Pedro, mãe de Vinícius.

Questionado sobre como imagina a vida no Bolshoi, ele tem consciência de que a mudança representa uma grande alteração no estilo de vida da família. A casa onde mora na Chatuba tem chão batido. Ainda assim, o sentimento predominante na espera pelo início das aulas é a alegria, e eles esperam construir uma vida melhor.

“Eu senti uma emoção muito grande de ter passado, dessa oportunidade que estou ganhando. E no ano que vem eu já estou lá”, contou o jovem bailarino.

Vinícius garantiu a vaga para estudar, mas ainda não possui local para morar. A família precisa de ajuda financeira para bancar a moradia, transporte, além de custos com alimentação, transporte e material escolar. Além da mãe, Vinicius vai morar com os outros dois irmãos, de 6 e 14 anos.

Leitores Online

2 Leitores visualizando esta matéria

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade