Educação

Projeto que estimula produção de textos é destaque em Mesquita

Clique aqui e receba, com exclusividade, as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet.

Café com Desabafos Poéticos é realizado na Escola Municipal Cruzeiro do Sul e dá espaço para os alunos abordarem temas livres

A proposta é estimular a criação de textos autorais e de opinião. Poesia, artigo, crônica, canção e a dissertação ganham destaque do projeto “Café com Desabafos Poéticos”, na Escola Municipal Cruzeiro do Sul, em Mesquita. A atividade que é desenvolvida pela professora de língua portuguesa, Verônica Sampaio, está na sua décima edição.

A atividade é desenvolvida no auditório da escola, onde os alunos do segundo segmento se reúnem e leem seus textos. Os temas são livres e muitos abordam suas vivências pessoais como alegrias, medos e superações. Temas políticos, sociais e de saúde também estão entre as escolhas dos participantes. Aqueles que são entregues sem assinatura, a professora Verônica Sampaio lê e afirma que são de autores anônimos. A cada exposição, a educadora faz uma mediação e disserta sobre o tema abordado pelos autores. E durante o intervalo, um lanche com café, biscoitos e frutas é liberado.

Projeto que estimula produção de textos é destaque em Mesquita 10

O projeto teve início em 2016 a partir do desejo dos alunos de expressarem suas ideias e sentimentos. A professora Verônica explica que foi uma das suas alunas que pediu pelo momento. “Nós já trabalhávamos com a criação de poesias autorais. Mas os alunos me procuravam e mostravam textos maiores, que falavam dos mais variados assuntos. Eu vi que era o momento de ampliar o projeto e dar essa abertura para eles. Além da liberdade de falar sobre o que desejam, eles trabalham a produção de textos, que servirá como base para questões de provas em concursos públicos no futuro”, explica a professora.

O aluno do oitavo ano, Bruno Muniz se inspirou no escritor de histórias em quadrinhos, Stan Lee, que morreu no último dia 12 de novembro. “Quis dizer com o meu texto que, até mesmo os grandes heróis das histórias, fracassam as vezes. Eles nem sempre vencem. Todos nós temos limites. E isso não representa fracasso, mas sim, que precisamos de determinação para seguir em frente”, destacou ele que já apresentou seis textos no projeto.

A atividade também reúne ex-alunos da Escola Municipal Cruzeiro do Sul, que agora, participam como convidados. A décima edição contou com a presença de Nataly Moraes, de 17 anos, que foi a aluna que incentivou a criação do “Café com Desabafos Poéticos”. “Sempre que posso, venho. Nossos textos são uma forma de chamar a atenção. Fico feliz de ver o projeto caminhando com os alunos que ainda estudam aqui”, afirma ela que cursa o primeiro ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Leopoldo Machado.

Projeto que estimula produção de textos é destaque em Mesquita 11

Marcos Henrique Carneiro, Maria Clara Andrade, e os irmãos Ruan e Gean Schneider também são ex-alunos da escola e continuam participando do “Café com Desabafos Poéticos”. Para o gerente de Educação Integral da Secretaria de Educação de Mesquita, Luiz Otavio Luz, a presença deles é de grande importância, uma vez que em seus textos, relatam as suas experiências como mais velhos. “A presença dos ex-alunos mostra o quanto a escola foi e continua sendo importante na vida deles. Quando eles falam, notamos que os mais novos prestam muita atenção. Eles servem de inspiração. E esse trabalho se reflete de maneira intensa por estar sendo desenvolvido em uma escola de Educação Integral, onde os alunos têm uma formação mais humana.”, conclui o docente.

Mesquita combate dengue e tuberculose com informação

Uma parceria entre as secretarias da Assistência Social (SEMAS), Saúde (SEMUS), Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SEMCELT) e Educação (SEMED) resultou em grande mobilização na Praça Elizabeth Paixão, no Centro …

SAIBA MAIS!

Escritor Júlio Emílio Braz visita escola Municipal de Mesquita

Alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Vereador Américo dos Santos, localizada no bairro Banco de Areia, em Mesquita, receberam nesta quarta-feira, dia 13 de junho, a visita do escritor …

SAIBA MAIS!

Escolas municipais de Mesquita realizam “Encontro com Autor”

O evento contou com a participação de autor vencedor do prêmio Jabuti, o mais importante da literatura no Brasil
As escolas municipais de Mesquita Marlene Perez Costa e Genair Ramos Gabriel …

SAIBA MAIS!

Mesquita realiza Semana de Educação Especial

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria de Educação (SEMED), abriu hoje, dia 21 de agosto, a Semana Municipal de Educação Especial. A programação que contou com atividades voltadas para …

SAIBA MAIS!

Alunos da rede municipal de Mesquita começam a receber os novos uniformes

Primeira escola com o material distribuído foi a Ernesto Che Guevara, na Chatuba
A Prefeitura de Mesquita começou a distribuir os novos uniformes dos alunos da rede municipal de ensino nesta …

SAIBA MAIS!

Mesquita será representada no torneio de futsal da Special Olympics

O próximo sábado, dia 6 de maio, está sendo um dia muito esperado para alguns alunos de escolas da rede municipal. Este dia será a abertura do Torneio de Futsal …

SAIBA MAIS!

Educação de Mesquita marca presença do I Encontro de Educação Matemática do Colégio Estadual Vila Bela

A Secretaria de Educação de Mesquita (SEMED) participou na sexta-feira, dia 9 de novembro, do I Encontro de Educação Matemática do Colégio Estadual Vila Bela, localizado no bairro Rocha Sobrinho. …

SAIBA MAIS!

Alunos de escolas municipais de Mesquita vão ao cinema

Atividade foi desenvolvida na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Especial
A Secretaria Municipal de Educação de Mesquita (SEMED) está empenhada em expandir as formas de aprendizado dos alunos. Através …

SAIBA MAIS!

Mesquita promove II Formação em Rede para profissionais da Educação

A Secretaria Municipal de Educação de Mesquita (SEMED) promoverá a segunda edição da Formação em Rede. Intitulada “Formação em Rede: tecendo olhares, pensares e fazeres na educação”, esta etapa tem …

SAIBA MAIS!

Campeões em Olimpíadas Especiais são homenageados em Mesquita

A última sexta-feira, dia 26 de outubro, foi de festa para os alunos da Escola Municipal Professor Marcos Gil, em Mesquita. A equipe de atletas de futsal, campeã nas Olimpíadas …

SAIBA MAIS!

Palestra e lançamento de livro são destaques no segundo dia da Semana de Educação Especial de Mesquita

Comemorações seguem ate dia 25
Profissionais da área de Educação de Mesquita se reuniram nesta terça-feira, 22 de agosto, no auditório do Fórum, para comemorar o segundo dia da Semana Municipal …

SAIBA MAIS!

Diretores de escolas municipais de Mesquita participam de Seminário Escola Empreendedora

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Educação, de Educação, realizou nesta quarta-feira, dia 3 de outubro, o Seminário Escola Empreendedora. A atividade foi realizada para os 40 …

SAIBA MAIS!

Mesquita combate dengue e tuberculose com informação

Escritor Júlio Emílio Braz visita escola Municipal de Mesquita

Escolas municipais de Mesquita realizam “Encontro com Autor”

Mesquita realiza Semana de Educação Especial

Alunos da rede municipal de Mesquita começam a receber os

Mesquita será representada no torneio de futsal da Special Olympics

Educação de Mesquita marca presença do I Encontro de Educação

Alunos de escolas municipais de Mesquita vão ao cinema

Mesquita promove II Formação em Rede para profissionais da Educação

Campeões em Olimpíadas Especiais são homenageados em Mesquita

Palestra e lançamento de livro são destaques no segundo dia

Diretores de escolas municipais de Mesquita participam de Seminário Escola

Publicidade