Educação

Alunos de Mesquita escrevem livro infantil

Texto e ilustrações foram criados pelos estudantes do 3º ano da Escola Municipal Cruzeiro do Sul

Com o objetivo de incentivar a escrita e a leitura, a professora Rosalina de Freitas, que leciona para o 3º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Cruzeiro do Sul, desenvolveu o projeto “Contando e Encantando”. A atividade resultou na construção do livro “A Casa Bem Assombrada”, criado com a participação dos 24 alunos da turma.

Com a proposta lançada em sala de aula para a construção de um livro, o projeto foi desenvolvido de forma democrática. O primeiro passo foi escolher o tipo de texto, que entre poesia, história em quadrinhos, fábulas e contos, os alunos optaram pela história. Depois foi a vez do gênero da narrativa, que entre romance, policial e suspense, a turma ficou dividida entre terror e aventura e por isso, a história gira em torno das duas temáticas.

Com 17 páginas, todos os alunos tiveram participação em um trecho do livro e nas ilustrações, que por vez foram desenvolvidas durante as aulas de artes, ministradas pelo professor Ricardo Nicacio. Já para a capa da obra, foi realizado um concurso cultural em que todos os alunos do 1º ao 5º anos da escola puderam votar. O aluno João Victor da Silva conquistou o gosto da maioria e teve o seu desenho estampado na primeira página. “Fiquei muito feliz, tanto que vou levar para casa para mostrar para a minha família”, disse o menino de 9 anos.

Responsável pelo projeto, a professora comemora a dedicação dos alunos. “Todos se empenharam muito. Nossa aluna que tem Síndrome de Down também participou de tudo. Vejo que agora, eu deixei de ser a contadora de histórias, pois esse papel agora é deles. A turma amadureceu muito e hoje tem autonomia para sugerir as atividades que iremos desenvolver”, avalia.

O livro “A Casa Bem Assombrada” foi encadernado e está disponível para empréstimo entre os alunos da turma. A Escola Municipal Cruzeiro Sul é a pioneira em Educação Integral em Mesquita

Mesquita tem vagas para Educação de Jovens, Adultos e Idosos

Na modalidade semipresencial o aluno poderá concluir o ensino fundamental em menos tempo
A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria de Educação (SEMED), está com vagas abertas para Educação de Jovens, Adultos …

SAIBA MAIS!

Mesquita lança site com mapeamento de serviços disponíveis na cidade

A Prefeitura de Mesquita acaba de lançar o Geo Informação, um serviço de mapeamento dos equipamentos públicos da cidade, desenvolvido pela equipe da Subsecretaria de Tecnologia da Informação. O sistema …

SAIBA MAIS!

Novos servidores da Educação de Mesquita se apresentarão em fevereiro

Prefeitura convocou 86 aprovados do último concurso, homologado em junho do ano passado
A Secretaria Municipal de Educação de Mesquita (SEMED) realizou novas convocações referentes ao concurso público nº 01/2016, destinado …

SAIBA MAIS!

Mesquita realiza 1º Encontro Integrado dos Professores da Educação Especial

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou na manhã desta sexta-feira (6), no Auditório Zelito Viana, o Primeiro Encontro Integrado dos Professores da Educação Especial. A …

SAIBA MAIS!

Mesquita publica portaria para matrícula na Educação Integral de 2018

O mês de novembro foi decisivo para a Educação Integral no município de Mesquita. Após um amplo ciclo de debates entre os gestoras das unidades, pais de alunos, representantes de …

SAIBA MAIS!

Mesquita conscientiza alunos no Dia Mundial da Água

A Prefeitura de Mesquita instruiu, por meio da secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, da Defesa Civil e da secretaria de Educação, alunos da Escola Municipal Rotariano Arthur Silva hoje, …

SAIBA MAIS!

Mesquita promove Primeira Feira Integrada na Escola Municipal  Maria Dolores

“Queremos fazer com que nossos alunos tenham prazer em aprender”, foi assim que o diretor da Escola Municipal Maria Dolores de Mello Porto, Rodrigo Araújo, apresentou a Primeira Feira Integrada …

SAIBA MAIS!

Diretores de escolas municipais de Mesquita participam de Seminário Escola Empreendedora

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Educação, de Educação, realizou nesta quarta-feira, dia 3 de outubro, o Seminário Escola Empreendedora. A atividade foi realizada para os 40 …

SAIBA MAIS!

Mesquita participa da etapa nacional da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente representou um avanço muito grande para Mesquita no que diz respeito à educação e consciência ambiental. É que essa foi a primeira …

SAIBA MAIS!

Aluno de Mesquita se prepara para disputa esportiva nos Emirados Árabes

Marcelino Lages já está com o passaporte em mãos para a competição que acontece em Abu Dhabi no ano que vem
O aluno da Educação Especial da Escola Municipal Professor Marcos …

SAIBA MAIS!

Alunos da Escola Municipal Professor Marcos Gil participam do programa Criança Viva

Nesta terça-feira, 06 de junho, alunos da Escola Municipal Professor Marcos Gil participaram do Programa Criança Viva, uma parceria da TransÔnibus com a Secretaria Municipal de Educação de Mesquita (SEMED). …

SAIBA MAIS!

Campeões em Olimpíadas Especiais são homenageados em Mesquita

A última sexta-feira, dia 26 de outubro, foi de festa para os alunos da Escola Municipal Professor Marcos Gil, em Mesquita. A equipe de atletas de futsal, campeã nas Olimpíadas …

SAIBA MAIS!

Mesquita tem vagas para Educação de Jovens, Adultos e Idosos

Mesquita lança site com mapeamento de serviços disponíveis na cidade

Novos servidores da Educação de Mesquita se apresentarão em fevereiro

Mesquita realiza 1º Encontro Integrado dos Professores da Educação Especial

Mesquita publica portaria para matrícula na Educação Integral de 2018

Mesquita conscientiza alunos no Dia Mundial da Água

Mesquita promove Primeira Feira Integrada na Escola Municipal Maria

Diretores de escolas municipais de Mesquita participam de Seminário Escola

Mesquita participa da etapa nacional da Conferência Infantojuvenil pelo Meio

Aluno de Mesquita se prepara para disputa esportiva nos Emirados

Alunos da Escola Municipal Professor Marcos Gil participam do programa

Campeões em Olimpíadas Especiais são homenageados em Mesquita

Leitores Online

5 Leitores visualizando esta matéria

Publicidade