Saúde

Mesquita teve testes de HIV e sífilis grátis na rua no último sábado

Dia Mundial de Luta contra a Aids foi celebrado na Praça da Revolução, em Edson Passos

A Prefeitura de Mesquita celebrou o Dia Mundial de Luta contra a Aids, no último sábado, 1º de dezembro, com um mutirão de testes rápidos de HIV e sífilis. Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenadoria de Diversidade Sexual do município estiveram na Praça da Revolução, em frente à estação de trem Edson Passos, para orientar as pessoas com informações, distribuir preservativos e lubrificantes íntimos, folders e, principalmente, realizar os exames. A ação começou às 9h e foi encerrada pouco depois das 14h. No total, 140 testes foram feitos, sendo metade deles para HIV e a outra metade para sífilis.

Ficamos bem satisfeitos com os números porque sabemos que muitas pessoas têm medo de fazer o teste. Isso é um grande erro, porque o diagnóstico precoce é fundamental para, junto com o tratamento adequado, garantir qualidade de vida ao portador”, avisa Silvio Diniz, coordenador da Vigilância Epidemiológica de Mesquita. “Muitos portadores que descobriram o vírus e passaram a se tratar são hoje indetectáveis, ou seja, também não transmitem o HIV e têm qualidade de vida. É extremamente importante a realização periódica do exame e o município de Mesquita tem os testes rápidos disponíveis para seus munícipes”, frisou Paulinha Única, coordenadora de Diversidade Sexual de Mesquita, que contou com a ajuda do MC Serginho para abordar os curiosos e entregar os preservativos, lubrificantes e folders informativos.

Vale lembrar que os testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B e C estão disponíveis no Centro Municipal de Saúde Paraná, na Rua Paraná 557, no Centro de Mesquita, e também nas clínicas da família Dr. Jorge Campos, na Coreia, e Jacutinga. O resultado fica disponível em poucos minutos e, em caso positivo, os pacientes já são encaminhados para o local onde será realizado o tratamento.

O 1º de dezembro foi instituído como Dia Mundial de Luta contra a Aids há 30 anos, em 27 de outubro de 1988, pela Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde. O HIV foi descoberto em 1983 e, apenas cinco anos depois, já tinha infectado 65,7 mil pessoas e causado a morte de mais de 38 mil. 

Mesquita oferece palestra sobre Saúde Mental

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretária Municipal de Saúde (SEMUS), realizou nesta segunda-feira, dia 31 de julho, uma palestra sobre Saúde Mental.  A ação aconteceu na Policlínica de Mesquita, …

SAIBA MAIS!

Mesquita terá campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), aderiu a Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo e poliomielite, que acontece de 6 a 31 de agosto. A …

SAIBA MAIS!

Mesquita apresenta atividades do Programa de Controle ao Tabagismo

Tabaco, uma ameaça ao desenvolvimento. Este é o tema da campanha deste ano em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio. Em Mesquita, a equipe de …

SAIBA MAIS!

Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado em Mesquita

Profissionais orientam sobre locais para tratamento contra o tababismo

Os diversos malefícios causados pelo tabagismo foram lembrados na terça-feira, 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo. Em Mesquita, os …

SAIBA MAIS!

Mesquita comemora Dia das Mães com campanha de Combate a Sífilis Congênita

 Prefeitura de Mesquita, através da Vigilância Epidemiológica e do Programa DST/Aids, da Secretaria de Saúde, realiza entre os dias 7 e 16 de maio a campanha “Passe Amor e Não Sífilis” para …

SAIBA MAIS!

Mesquita vacina os viajantes contra a febre amarela

O município de Mesquita não tem identificação de casos de febre amarela. Mas a secretaria municipal de Saúde está disponibilizando, a partir das 13 horas, 100 senhas da vacina contra …

SAIBA MAIS!

Proctologia é uma das especialidades médicas oferecidas de graça em Mesquita

Consulta preventiva com este especialista é importante para pessoas acima de 50 anos

Médicos recomendam que a consulta com o proctologista deve ocorrer de forma preventiva uma vez por ano em …

SAIBA MAIS!

Confira os locais de vacinação contra a tuberculose, febre amarela e raiva humana em Mesquita

Os moradores de Mesquita devem estar atentos para os polos de atendimento para vacinação contra a tuberculose e febre amarela, além do local de profilaxia contra a raiva humana no …

SAIBA MAIS!

Saúde de Mesquita tem dia D do Outubro Rosa neste sábado

Na próxima semana, palestras em salas de espera de unidades de saúde também ajudarão a prevenir e combater o câncer de mama
A partir deste final de semana, a Secretaria de …

SAIBA MAIS!

Mesquita comemora Outubro Rosa com várias atividades contra o câncer de mama

Programação tem palestras, locais iluminados e stand up comedy
Diversas atividades estão sendo realizadas em Mesquita em comemoração ao Outubro Rosa, campanha de conscientização para prevenção e diagnóstico precoce do câncer …

SAIBA MAIS!

Mesquita ganha ambulância do governo federal

Mesquita passará a contar com mais uma ambulância circulando pela cidade a partir desta quarta-feira, dia 22 de março. É nesta data que o município receberá, do governo federal, a …

SAIBA MAIS!

Mesquita tem palestra sobre saúde mental nesta sexta-feira

A Prefeitura de Mesquita conscientizará seus munícipes a respeito da Campanha Janeiro Branco nesta sexta-feira, dia 26 de janeiro. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, será realizada uma palestra …

SAIBA MAIS!

Mesquita oferece palestra sobre Saúde Mental

Mesquita terá campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite

Mesquita apresenta atividades do Programa de Controle ao Tabagismo

Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado em Mesquita

Mesquita comemora Dia das Mães com campanha de Combate a

Mesquita vacina os viajantes contra a febre amarela

Proctologia é uma das especialidades médicas oferecidas de graça em

Confira os locais de vacinação contra a tuberculose, febre amarela

Saúde de Mesquita tem dia D do Outubro Rosa neste

Mesquita comemora Outubro Rosa com várias atividades contra o câncer

Mesquita ganha ambulância do governo federal

Mesquita tem palestra sobre saúde mental nesta sexta-feira

Leitores Online

3 Leitores visualizando esta matéria

Publicidade