Educação

Professores de Mesquita buscam inspiração no jogo RPG para melhorar o ensino

Método que usa imaginação para o desempenho de tarefas será aplicado em aulas de Matemática

Professores de Matemática da rede municipal de Mesquita estão aprendendo a jogar RPG, sigla em inglês para role-playing game, que traduzido para o português significa “jogo de interpretação de papéis”. No jogo, os praticantes criam personagens imaginários, que precisam vencer desafios dentro um mundo também fictício.

A atividade faz parte do Grupo de Estudo, Pesquisa e Formação (GEPEF), uma iniciativa do governo através da Secretaria de Educação de Mesquita (SEMED), para a capacitação dos profissionais da rede. Na formação, os docentes aprendem novas técnicas para tornar o trabalho dentro de sala de aula mais eficaz.

As aulas de RPG foram ministradas por alunos do curso de Engenharia Química do SENAI/CETIQT, convidados pelo professor da rede municipal de Mesquita, Luciano Roberto. Para jogar RPG, é preciso de alguns dados, livro de regras e muita imaginação. A partida é composta por jogadores e um mestre, que dará os desafios para que os participantes sigam na história. Em sala de aula, o mestre é o professor, que insere o conteúdo da sua disciplina na forma de desafios, para que os alunos prossigam na história. “Nosso objetivo é atrair os alunos para o universo encantador da Matemática. Através do RPG, deixamos de seguir o modelo de educação padronizado e alcançamos uma das propostas do GEPEF, que é a adoção de novas práticas inovadoras e de baixo custo”, disse.

Ao todo, 18 professores participaram da atividade. De acordo com a coordenadora do GEPEF de Matemática, Ana Maria Vianna, o RPG foi adaptado para ser aplicado entre os alunos do Ensino Fundamental. “Recebemos a proposta com muito entusiasmo. O RPG é um jogo colaborativo, onde todos precisam interagir para que o grupo siga na história. Essa é mais uma ação dentro da nossa formação que traz práticas interessantes, onde a partir de novos caminhos, possamos fazer com que a aprendizagem da Matemática seja prazerosa”, destacou.

Matheus Campos foi um dos universitários que ofereceu a aula de RPG em Mesquita, na companhia de Leonardo Sabbadin e de Clara Pinheiro. “O RPG foi inserido no nosso curso de graduação, pois jogávamos nos intervalos e os professores passaram a usar a metodologia nas aulas do curso de Engenharia Química, como forma de passar o conteúdo e a avaliação. Como deu certo lá, o professor Luciano nos convidou para ensinarmos o jogo aqui no GEPEF de Matemática”, explicou.

Professor na Escola Municipal Roberto Silveira, Jacson Corrêa, contou que vê no RPG mais uma possibilidade de dar aulas diferentes e despertar o interesse dos alunos para a matéria. “Esse é o meu primeiro contato com o jogo, mas vejo aqui um leque de novas possibilidades. O RPG é muito interessante e vai exigir muita concentração, principalmente quando inserirmos equações e expressões para serem resolvidas dentro do jogo”, afirma.

Mesquita tem cardápio da merenda pela internet

Prefeitura oferece link para acompanhamento dos pais

Os responsáveis dos alunos das escolas municipais de Mesquita poderão acompanhar a alimentação que é oferecida nas unidades escolares pela internet. A Secretaria Municipal …

SAIBA MAIS!

Roda de conversa sobre prática em turmas de berçário é realizada em Mesquita

A Secretaria Municipal de Educação de Mesquita realizou nesta quarta-feira, 24 de maio, na Escola Municipal Professor Marcos Gil, uma roda de conversa sobre prática em turmas de berçário. O …

SAIBA MAIS!

Alunos da rede municipal participam de oficina de contação de história em Mesquita

Ainda em comemoração ao Dia Nacional do Livro, celebrado no último dia 29, o projeto “Livro nas Praças” em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo …

SAIBA MAIS!

Mesquita recebe o projeto “O Planetário vai à Escola”

Na última quinta-feira, 20 de abril, a Escola Municipal Machado de Assis recebeu o projeto “O Planetário Vai à Escola”, para interação com os alunos de 4º e 5º ano. …

SAIBA MAIS!

Defesa Civil de Mesquita capacita funcionários da Creche Municipal Carmem Montes Paixão

A Prefeitura de Mesquita promoveu na última sexta-feira, dia 5, mais uma etapa do Ciclo de Palestras de Treinamento de Primeiros Socorros. A atividade que é desenvolvida por agentes da …

SAIBA MAIS!

Semana do Dia do Meio Ambiente é aberta em Mesquita

A Prefeitura de Mesquita deu inicio à Semana do Meio Ambiente na manhã desta segunda-feira, dia 5 de junho, com a palestra “Aspectos do Direito Ambiental”, no auditório da prefeitura. …

SAIBA MAIS!

Alunos da rede municipal de Mesquita começam a receber os novos uniformes

Primeira escola com o material distribuído foi a Ernesto Che Guevara, na Chatuba
A Prefeitura de Mesquita começou a distribuir os novos uniformes dos alunos da rede municipal de ensino nesta …

SAIBA MAIS!

Educação no trânsito é tema de atividade para alunos de Mesquita

Cerca de 40 alunos da Escola Municipal Expedito Miguel participaram do Programa Criança Viva, do TransÔnibus
Alunos da Escola Municipal Expedito Miguel participaram nesta terça-feira, dia 6 de novembro, de uma …

SAIBA MAIS!

Mesquita recebe Formação Continuada do Instituto Criança é Vida

Nesta quarta-feira, 19 de abril, a Casa do Saber, através de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), recebeu o Instituto Criança …

SAIBA MAIS!

Educadores de Mesquita tiveram segunda Formação em Rede no último sábado

Servidores municipais participaram de cinco rodas de conversa, duas oficinas e apresentações de trabalhos
Servidores da educação do município de Mesquita tiveram um sábado de troca de experiências no último fim …

SAIBA MAIS!

Palestra e lançamento de livro são destaques no segundo dia da Semana de Educação Especial de Mesquita

Comemorações seguem ate dia 25
Profissionais da área de Educação de Mesquita se reuniram nesta terça-feira, 22 de agosto, no auditório do Fórum, para comemorar o segundo dia da Semana Municipal …

SAIBA MAIS!

Mesquita conquista Liga Unificada de Futsal em Olimpíadas Especiais Brasil

A equipe de atletas da Escola Municipal Professor Marcos Gil, em Mesquita, foi a grande campeã da Liga de Futsal Unificado das Olimpíadas Especiais Brasil. A partida foi realizada no dia 29 …

SAIBA MAIS!

Mesquita tem cardápio da merenda pela internet

Roda de conversa sobre prática em turmas de berçário é

Alunos da rede municipal participam de oficina de contação de

Mesquita recebe o projeto “O Planetário vai à Escola”

Defesa Civil de Mesquita capacita funcionários da Creche Municipal Carmem

Semana do Dia do Meio Ambiente é aberta em Mesquita

Alunos da rede municipal de Mesquita começam a receber os

Educação no trânsito é tema de atividade para alunos de

Mesquita recebe Formação Continuada do Instituto Criança é Vida

Educadores de Mesquita tiveram segunda Formação em Rede no último

Palestra e lançamento de livro são destaques no segundo dia

Mesquita conquista Liga Unificada de Futsal em Olimpíadas Especiais Brasil

Leitores Online

5 Leitores visualizando esta matéria

Publicidade