Saúde

Saúde de Mesquita registra mais de 650 atendimentos por mês em residências

Programa Melhor em Casa garante visitas para curativos, coletas de exames e consultas com clínico geral, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, odontólogo, fonoaudiólogo e enfermeiro a quem precisa

O município de Mesquita conquistou um grande avanço para sua Saúde neste segundo semestre de 2018. Desde julho, a média mensal de atendimentos do Programa Melhor em Casa, que leva os profissionais da prefeitura para as residências dos pacientes, registou média de 664 atendimentos. O levantamento foi feito com base nos serviços prestados entre julho e outubro de 2018 e, segundo a coordenadora do programa, Luana Araújo, a expectativa é que o serviço possa chegar a ainda mais pessoas com a implantação das Clínicas da Família em Mesquita, que já intensificaram as visitas domiciliares a pacientes de baixa complexidade.

O Melhor em Casa contempla pacientes de média e alta complexidade, mas antes também dávamos suporte a muitos de baixa complexidade. Agora, com as visitas domiciliares das equipes das novas clínicas, podemos nos dedicar ainda mais e melhor aos pacientes que mais precisam de nós”, avalia ela, que também é fisioterapeuta.

O Programa Melhor em Casa garante aos mesquitenses o atendimento com clínico geral, enfermeiro, odontólogo, assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e nutricionista. Os principais objetivos são reduzir a necessidade de atendimento hospitalar, o período de permanência de pacientes internados em unidades de saúde e, com isso, diminuir também os riscos de infecções hospitalares.

Há uma outra questão muito importante também: próximo à família, o paciente geralmente se recupera mais rápido, porque é estimulado e não fica tão entristecido quanto num leito de hospital”, analisa Luana.

As visitas acontecem todos os dias, de segunda a sexta-feira, com médico disponível quatro vezes por semana para a atividade. De acordo com Luana Araújo, cada paciente fica, em média, de quatro a cinco meses sendo atendido pelo programa. A ideia é que, assim que o paciente consiga se locomover sem grandes dificuldades, ele volte a receber a assistência dos profissionais das unidades de saúde da cidade.

Não é interessante acostumar um paciente que já pode ir a uma clínica da família ou unidade básica com a ideia de que ele será sempre atendido em casa. O programa existe para quem realmente tem ou está com limitações motoras”, alerta a  coordenadora. O encaminhamento ao Programa Melhor em Casa é feito pelas unidades de saúde municipais, mediante avaliação de elegibilidade.

Mesquita participa de novo Dia D contra a febre amarela

Município precisa aumentar a cobertura de imunização contra a doença
A Prefeitura de Mesquita participa no próximo sábado, dia 3 de março, do novo Dia D de Vacinação Contra Febre Amarela. …

SAIBA MAIS!

Mesquita tem palestra sobre saúde mental nesta sexta-feira

A Prefeitura de Mesquita conscientizará seus munícipes a respeito da Campanha Janeiro Branco nesta sexta-feira, dia 26 de janeiro. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, será realizada uma palestra …

SAIBA MAIS!

Mesquita inaugura sua primeira Clínica da Família

Cerca de 200 pessoas, entre lideranças e moradores do bairro Coreia, acompanharam a abertura da unidade
O sábado foi de festa para os moradores da Coreia, em Mesquita. A população compareceu …

SAIBA MAIS!

Mesquita terá centro de formação de profissionais para Sistema Único de Saúde

Convênio entre o município e a Fiocruz deve ser assinado em breve e trará para a cidade residentes de sete categorias no ano que vem
O prefeito Jorge Miranda esteve na …

SAIBA MAIS!

Mesquita terá atendimento 24 horas para pacientes de saúde mental

Anúncio foi feito durante o 5º Seminário de Dependência Química
Os dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS Adulto e CAPS AD – Álcool e Drogas) de Mesquita poderão ser transformados em …

SAIBA MAIS!

Repelente de graça para gestantes de Mesquita

As gestantes de Mesquita podem obter, gratuitamente, repelente para proteção contra os mosquitos transmissores da zika, dengue e chikungunya. O fornecimento está sendo feito na Farmácia Municipal de Mesquita Polo …

SAIBA MAIS!

Mesquita lança site com mapeamento de serviços disponíveis na cidade

A Prefeitura de Mesquita acaba de lançar o Geo Informação, um serviço de mapeamento dos equipamentos públicos da cidade, desenvolvido pela equipe da Subsecretaria de Tecnologia da Informação. O sistema …

SAIBA MAIS!

Mesquita apresenta atividades do Programa de Controle ao Tabagismo

Tabaco, uma ameaça ao desenvolvimento. Este é o tema da campanha deste ano em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio. Em Mesquita, a equipe de …

SAIBA MAIS!

Mesquita apresenta a meta “90-90-90”, para acabar com a epidemia de Aids no mundo, à sociedade civil e aos profissionais da Saúde

Uma palestra sobre a meta “90-90-90”, para acabar com a epidemia de Aids no mundo, foi promovida no auditório Zelito Viana, na prefeitura de Mesquita. A ação foi promovida pela …

SAIBA MAIS!

Mesquita investe na qualificação dos profissionais para otimizar área de regulação

I Seminário de Qualificação dos Encaminhamentos para Exames e Consultas de Média e Alta Complexidade acontece nesta sexta-feira
A Secretaria Municipal de Saúde de Mesquita realizará nesta sexta-feira, dia 30 de …

SAIBA MAIS!

Confraternização, conscientização e serviços de saúde no encerramento do Outubro Rosa em Mesquita

Café da manhã instrutivo e palestra na policlínica municipal e aferição de glicose e pressão nas ruas marcaram o fim da campanha na cidade
O clima foi de festa, mas o …

SAIBA MAIS!

Mesquita inicia Plano Municipal de Saneamento Básico

O governo de Mesquita assinou ontem um contrato com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), para a criação do Plano Municipal de Saneamento Básico de Mesquita. O IBAM fará …

SAIBA MAIS!

Mesquita participa de novo Dia D contra a febre amarela

Mesquita tem palestra sobre saúde mental nesta sexta-feira

Mesquita inaugura sua primeira Clínica da Família

Mesquita terá centro de formação de profissionais para Sistema Único

Mesquita terá atendimento 24 horas para pacientes de saúde mental

Repelente de graça para gestantes de Mesquita

Mesquita lança site com mapeamento de serviços disponíveis na cidade

Mesquita apresenta atividades do Programa de Controle ao Tabagismo

Mesquita apresenta a meta “90-90-90”, para acabar com a epidemia

Mesquita investe na qualificação dos profissionais para otimizar área de

Confraternização, conscientização e serviços de saúde no encerramento do Outubro

Mesquita inicia Plano Municipal de Saneamento Básico

Leitores Online

8 Leitores visualizando esta matéria

Publicidade