Educação

Profissionais de Mesquita encerram treinamento sobre educação sexual

Clique aqui e receba, com exclusividade, as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet.

 

Curso foi realizado em parceria com o Instituto Criança e Vida e preparou-os até para orientar crianças em casos de abuso

Nesta segunda-feira (10/12), no auditório da Escola Municipal Rotariano Arthur Silva, aconteceu a atividade de encerramento do curso “Criança é Vida Educação Sexual: Tempo de descobrir” com a entrega de certificados para 30 profissionais da educação de Mesquita que participaram da capacitação. Promovido em parceria  com o Instituto Criança e Vida, que treina educadores e outros funcionários de instituições de todos os estados e municípios do país, o curso teve duração de seis meses.

A capacitação foi realizada ao longo de seis encontros. Entre os inscritos estavam orientadores educacionais, auxiliares de creches, dirigentes e inspetores. O objetivo do projeto é contribuir para que crianças de 7 a 9 anos possam adquirir conhecimentos através de histórias, vídeos, dinâmicas e outros materiais sobre os cuidados da saúde e a prevenção ao abuso sexual. Todo conteúdo é pensado para ajudar os profissionais a repassarem os temas de forma mais lúdica.

“Foi ótimo ajudar os alunos a entenderem e a saber como podem pedir ajuda em possíveis casos de abusos sexuais. O projeto dá formação e multiplica para os profissionais ensinarem em sala de aula”,  comentou Cristiane Maria, gerente da Orientação Educacional da Secretaria de Educação (SEMED).

Para Celina de Morais, orientadora educacional há mais de 20 anos, o curso acrescentou muito ao mostrar uma nova didática de trabalho com as crianças.
“Nos ajudou muito como profissionais. Foi possível observar mudanças nos alunos. Em como eles se enxergam como pessoa, e agora sabem como pedir ajuda e que devem pedir caso aconteça algo com eles. É uma situação difícil para qualquer um, imagina para uma criança. Mas tratamos de uma forma leve”, comentou ela.

O Instituto Criança e Vida trabalha para fortalecer a família e a comunidade, disseminando conteúdos que médicos e psicólogos consideram básicos para a prevenção de doenças e para multiplicar projetos que  atuem com foco na saúde física, emocional e social. Uma das metas  é deixar claro para os alunos a importância do professor dentro da escola e fazer com que eles levem esses assuntos para casa, contribuindo para além dos estabelecimentos escolares.

“São assuntos que temos uma necessidade de falar, mas não tínhamos o preparo. O  curso proporcionou isso. Com ajuda dos materiais e das aulas que participamos, ficou bem mais fácil ensinar para os alunos, que souberam entender o que estava sendo tratado”, enfatiza Daniele Ângelo, diretora da Escola Municipal Ondina Couto. 

Começa Semana Municipal de Educação Especial em Mesquita

Nesta edição o destaque é ênfase ao direito de aprendizagem Para marcar a Semana Nacional de Educação Infantil e a Semana Municipal de Educação Inclusiva, que são comemoradas até a próxima …

SAIBA MAIS!

Conselheiros Municipais de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB tomam posse em Mesquita

Cerimônia aconteceu na terça-feira, 3 de outubro
Eleitos para o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da …

SAIBA MAIS!

Alunos da EJA de Mesquita participam de mostra cultural e pedagógica

O mês de novembro foi de aprendizado e celebração na Educação de Jovens e Adultos de Mesquita. A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou o FESTEJA, uma mostra de atividades …

SAIBA MAIS!

Mesquita abre processo seletivo para tradutores de Libras e guia de cegos

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), está com inscrições  abertas para o processo seletivo simplificado destinado à contratação, por tempo determinado, de 14 profissionais tradutores …

SAIBA MAIS!

Mesquita incentiva capacitação dos professores da rede municipal

O governo de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou nesta terça-feira, dia 18 de abril, o segundo encontro da Formação Continuada dos professores da rede municipal. O …

SAIBA MAIS!

Procuradoria de Mesquita se reúne com aprovados no concurso da Educação

Representantes da Procuradoria Geral de Mesquita (PGM) se reuniram na tarde desta terça-feira, dia 7 de novembro, com representantes dos candidatos aprovados no concurso público de nº 01/2016, destinado aos …

SAIBA MAIS!

Escolas Municipais promoveram o Projeto Mesquita Tecendo Histórias

Atividades histórico-culturais foram realizadas nas unidades escolares e em praças públicas

Para comemorar o aniversário de 18 anos de Mesquita, a Secretaria Municipal de Educação criou o Projeto Mesquita Tecendo Histórias, …

SAIBA MAIS!

Escola de Mesquita adota forma diferente de avaliação

Uma gincana em que as tarefas eram responder aos conteúdos do bimestre animou a unidade municipal Ernesto Che Guevara
A Escola Municipal Ernesto Che Guevara, localizada na Chatuba, em Mesquita, inovou …

SAIBA MAIS!

Roda de conversa sobre prática em turmas de berçário é realizada em Mesquita

A Secretaria Municipal de Educação de Mesquita realizou nesta quarta-feira, 24 de maio, na Escola Municipal Professor Marcos Gil, uma roda de conversa sobre prática em turmas de berçário. O …

SAIBA MAIS!

Mesquita celebra o Dia do Professor com palestra sobre inteligência emocional

A Secretaria Municipal de Educação de Mesquita (SEMED) reuniu nesta terça-feira, dia 16 de outubro, professores e técnicos da pasta para uma palestra, que teve como objetivo celebrar o Dia …

SAIBA MAIS!

Escritor Júlio Emílio Braz visita escola Municipal de Mesquita

Alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Vereador Américo dos Santos, localizada no bairro Banco de Areia, em Mesquita, receberam nesta quarta-feira, dia 13 de junho, a visita do escritor …

SAIBA MAIS!

Mesquita tem cardápio da merenda pela internet

Prefeitura oferece link para acompanhamento dos pais

Os responsáveis dos alunos das escolas municipais de Mesquita poderão acompanhar a alimentação que é oferecida nas unidades escolares pela internet. A Secretaria Municipal …

SAIBA MAIS!

Começa Semana Municipal de Educação Especial em Mesquita

Conselheiros Municipais de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB tomam

Alunos da EJA de Mesquita participam de mostra cultural e

Mesquita abre processo seletivo para tradutores de Libras e guia

Mesquita incentiva capacitação dos professores da rede municipal

Procuradoria de Mesquita se reúne com aprovados no concurso da

Escolas Municipais promoveram o Projeto Mesquita Tecendo Histórias

Escola de Mesquita adota forma diferente de avaliação

Roda de conversa sobre prática em turmas de berçário é

Mesquita celebra o Dia do Professor com palestra sobre inteligência

Escritor Júlio Emílio Braz visita escola Municipal de Mesquita

Mesquita tem cardápio da merenda pela internet

Publicidade