BNH Centro Coréia Geral Poder Executivo

Mesquita entre as 10 melhores gestões do Bolsa Família

Adicione nosso número de WhatsApp: +55 (21) 98946-3738 e envie uma mensagem com o texto “MESQUITA” e receba, com exclusividade, as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet.

Mesquita entre as 10 melhores gestões do Bolsa Família

Ranking elaborado pela Coordenadoria Estadual do programa coloca município entre os melhores

O município de Mesquita fechou o ano de 2018 com um aumento da Taxa de Atualização Cadastral (TAC) do Programa Bolsa Família. O índice passou de 0,7221, registrado ao fim de 2017, para 0,8374 no ano passado. O levantamento é da Coordenação Estadual de Cadastro Único e Programa Bolsa Família (PBF), que realiza um monitoramento contínuo da forma como os 92 municípios do Estado do Rio gerem os recursos do programa. Com esta elevação Mesquita ficou entre as 10 melhores gestões do Bolsa Família no território fluminense.

“Reconhecemos a importância do excelente resultado atingido pelo município e agradecemos pela dedicação e o amor da equipe pelo trabalho executado. Sabemos que essa evolução decorre de trabalho árduo de servidores comprometidos com a população e com a qualificação do Cadastro Único”, parabenizou a Coordenação Estadual de Cadastro Único e Programa Bolsa Família (PBF).

A avaliação estadual leva em conta o Índice de Gestão Descentralizada (IGD) que é um indicador sintético, objetivo e transparente que associa a fórmula de repasse com monitoramento e incentivo a boas práticas de gestão. Pelo desempenho, a Coordenação Municipal do Bolsa Família de Mesquita, ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social está sendo convidada a levar sua experiência como modelo a ser adotado por outras cidades.

“O nome disso é trabalho e dedicação. Nossa equipe é incansável e articulada as ações entre as Secretarias afins. Participam de busca ativa e adentram as comunidades em busca de usuários que tem direitos, mas desconhecem”, ressaltou Cristina Quaresma, Secretária de Assistência Social.

A Taxa de Atualização Cadastral, que é calculada pela divisão do total de cadastros válidos nos últimos dois anos, pelo total de cadastros de famílias no município. Hoje Mesquita tem 11,6 mil famílias inscritas e recebendo o benefício do Bolsa Família, no valor de 195,68 reais. A função do Cadastro Único é identificar e caracterizar as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outros detalhes. 

Confira outras notícias relacionadas!

Mesquita promove grande ação social no sábado, dia 9 de dezembro

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Mesquita promoverá no dia 9 de dezembro, a partir das 9h, uma edição do Mesquita em Ação. Desta vez no Paço Municipal, em …

SAIBA MAIS!

Mesquita celebra os 16 Dias de Ativismo da Não Violência Contra a Mulher

Mulheres participaram de uma caminhada pelo Centro do município
Uma caminhada pelo centro de Mesquita marcou o movimento 16 Dias de Ativismo da Não-Violência Contra a Mulher na cidade. A ação …

SAIBA MAIS!

Mesquita é o primeiro município da Baixada a lançar o Programa Identidade Jovem

Iniciativa do governo federal promove acesso à cultura, esporte, lazer e passagens interestaduais aos jovens até 29 anos inseridos no CadÚnico
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Mesquita (SEMAS), através …

SAIBA MAIS!

Mesquita realiza ação pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Criança e Adolescente

A Prefeitura de Mesquita através da Secretária Municipal de Assistência Social (SEMAS) realizou uma ação nesta sexta-feira, dia 18 de maio, pelo Dia Nacional do Combate ao Abuso e à …

SAIBA MAIS!

IV Conferência de Promoção de Igualdade Racial de Mesquita acontece nesta sexta

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretária Municipal de Assistência Social (SEMAS), realiza no dia 29 de setembro, a IV Conferência Municipal de Promoção de Igualdade Racial. O tema desta …

SAIBA MAIS!

Meta “90-90-90”, para acabar com a epidemia de Aids no mundo, entra em debate em Mesquita

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Mesquita promoverá, nesta quinta-feira, dia 5, o evento “90-90-90 – Uma meta ambiciosa de tratamento para contribuir para o fim da epidemia de AIDS”. …

SAIBA MAIS!

Mesquita faz ação de Combate ao Abuso Sexual Infantil

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), em parceria com as secretarias de Saúde e de Educação, realiza na próxima sexta-feira, dia 18 de maio, …

SAIBA MAIS!

Crianças participam de Natal Social em Mesquita

Iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social
Distribuição de brinquedos e lanches, brincadeiras, diversão nos brinquedos infláveis e, é claro, a presença do Papai Noel. Assim foi o Natal …

SAIBA MAIS!

Mesquita comemora Dia da Consciência Negra com diversas atividades

Evento teve apresentação musical e feira de empreendedorismo

A Praça João Luiz do Nascimento, conhecida popularmente como Praça da Telemar, em Mesquita, foi o palco das comemorações pelo Dia da Consciência …

SAIBA MAIS!

Mesquita apresenta serviços dos Cras para moradores do BNH

A Prefeitura de Mesquita realiza amanhã, dia 31 de maio, uma reunião na Associação de Moradores do BNH, às 10h. A atividade será desenvolvida pela equipe da Secretaria de Assistência …

SAIBA MAIS!

Mesquita terá palestra sobre MEI exclusiva para mulheres

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Mesquita promove, nesta quarta-feira, dia 23 de maio, uma palestra em parceria com o Sebrae sobre MEI, o registro de microempreendedor individual. A ação acontecerá no Espaço …

SAIBA MAIS!

Mesquita apresenta a meta “90-90-90”, para acabar com a epidemia de Aids no mundo, à sociedade civil e aos profissionais da Saúde

Uma palestra sobre a meta “90-90-90”, para acabar com a epidemia de Aids no mundo, foi promovida no auditório Zelito Viana, na prefeitura de Mesquita. A ação foi promovida pela …

SAIBA MAIS!

Mesquita promove grande ação social no sábado, dia 9 de

Mesquita celebra os 16 Dias de Ativismo da Não Violência

Mesquita é o primeiro município da Baixada a lançar o

Mesquita realiza ação pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso

IV Conferência de Promoção de Igualdade Racial de Mesquita acontece

Meta “90-90-90”, para acabar com a epidemia de Aids no

Mesquita faz ação de Combate ao Abuso Sexual Infantil

Crianças participam de Natal Social em Mesquita

Mesquita comemora Dia da Consciência Negra com diversas atividades

Mesquita apresenta serviços dos Cras para moradores do BNH

Mesquita terá palestra sobre MEI exclusiva para mulheres

Mesquita apresenta a meta “90-90-90”, para acabar com a epidemia


Faça o seu comentário pelo Facebook!

Leitores Online

5 Leitores visualizando esta matéria

Publicidade