Saúde

“Agosto Dourado” chega às unidades de Saúde de Mesquita

“Agosto Dourado” chega às unidades de Saúde de Mesquita 10
Clique aqui e receba, com exclusividade, as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet.

Campanha nacional prevê a orientação de mães e gestantes sobre a amamentação

Agosto será um mês especial para as mamães e gestantes de Mesquita. Para reforçar a importância do aleitamento materno, a campanha nacional do ‘Agosto Dourado’ chegou à cidade. A Secretaria Municipal de Saúde criou uma série de eventos nas unidades da rede, para conscientizar sobre o alimento mais completo que o bebê pode receber.

Entre as atividades, estão a criação de grupos de apoio, palestras e salas de espera especiais para ajudar no reforço à prática do aleitamento. Os eventos acontecerão de acordo com a disponibilidade das unidades de saúde, durante todo o mês. Os preparativos, no entanto, começaram no mês passado. É que o Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente preparou os profissionais de saúde de Mesquita, que passaram por capacitação específica sobre aleitamento. A intenção da oficina foi, principalmente, qualificar esses especialistas para preparar e empoderar mães e famílias a respeito do tema.

Nutricionista da Área Técnica de Alimentação e Nutrição do município, Natasha Cardoso explica que o leite materno ajuda a sociedade como um todo.  “É o que chamamos de padrão ouro. Ele diminui o risco de infecções, de alergias e até de diabetes, por exemplo. Ou seja, ajuda a manter as crianças longe dos hospitais”, defende.

A amamentação é o primeiro contato entre a mãe e o bebê. E o leite materno sacia a fome e impulsiona a vida. Até 2016, apenas uma semana de Agosto era destinada à causa. Entretanto, por ser base nutricional para os recém-nascidos, foi tomada a iniciativa de se dedicar o mês inteiro à amamentação. O Ministério da Saúde recomenda que as crianças sejam amamentadas, de forma exclusiva, durante os seis primeiros meses de vida. E também como complemento da alimentação comum, até os dois anos de idade ou mais.

Faça o seu comentário pelo Facebook!

Publicidade