Geral Vila Emil

Cuidadoras de idosos é novo curso grátis de Mesquita

Cuidadoras de idosos é novo curso grátis de Mesquita 10
Clique aqui e receba, com exclusividade, as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet.

Formação profissional será ministrada no Espaço da Mulher Mesquitense a partir deste mês

As mulheres de Mesquita acabam de ganhar uma nova opção de formação profissionalizante. A partir deste mês de outubro, o Espaço da Mulher Mesquitense passa a oferecer, gratuitamente, o curso de Cuidadora de Idosos. Uma aula inaugural será realizada nesta quarta-feira, dia 2, para apresentar o conteúdo, duração e outras informações sobre as aulas. Cada turma terá 35 vagas disponíveis e as inscrições podem ser realizadas no próprio local, na Rua Libânia I, número 195, na Vila Emil. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para comprovar que são moradoras de Mesquita, as interessadas devem levar comprovante de residência, além de documento original de identidade com foto e CPF.

A expectativa de vida das pessoas vem aumentando, tanto que muito se fala sobre necessidade de reforma no sistema de Previdência. Com as pessoas vivendo mais, a profissão de cuidador de idosos tende a abrir mais vagas. Nosso objetivo sempre foi elevar a autoestima das mulheres mesquitenses. E uma das melhores formas de se fazer isso é ajudá-las a garantir uma independência financeira. Essa nova turma reforça nosso compromisso nesse sentido”, explica Erika Rangel, secretária municipal de Assistência Social de Mesquita.

Quem não conseguir se inscrever nesta turma não precisa se preocupar. Um cadastro já está sendo realizado para a próxima, que terá matrículas abertas em novembro e início das aulas previsto para o primeiro trimestre de 2020. Há também a intenção de, no futuro, o mesmo curso ser aberto em outros espaços que possam receber também homens nas salas de aulas.

Por agora, as aulas acontecerão no Espaço da Mulher Mesquitense, ou seja, as vagas são abertas apenas às mulheres. Mas já temos um planejamento de utilizar outros espaços públicos, como CRAS, para pensarmos em novas possibilidades para este e para outros cursos”, avisa Erika Rangel.

Cronograma

As aulas do curso de Cuidadoras de Idosos acontecerão sempre às quartas e sextas-feiras, das 9h ao meio-dia. A duração é de três meses e, vale lembrar, há ainda turmas de Cabeleireira, Barbeira, Maquiagem & Penteado e Artesanato & Customização no espaço, além de workshops e palestras focados no empreendedorismo feminino.

Temos casos de sucesso, de pessoas que já atuavam nessas áreas, mas só conseguirem o diploma aqui, por ser gratuito, e hoje são donas do próprio salão de beleza. Para facilitar a jornada dessas alunas, optamos principalmente por atividades que elas possam desempenhar tanto como funcionárias de empresas quanto como autônomas, ganhando um controle maior da própria carreira e agenda”, analisa Erika Rangel. 

Publicidade