Santa Terezinha Saúde

Academia da Saúde comemora Dia Nacional do Idoso

academia saúde
Foto: Divulgação
Clique aqui e receba, com exclusividade, as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet.

Em alusão ao Dia Nacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, uma palestra especial aconteceu em Mesquita. O tema tratou sobre saúde, maus tratos e violência na terceira idade. O evento aconteceu nesta sexta-feira, dia 4, na Academia da Saúde Sete Anões. O endereço é Rua João Pontes 188, em Santa Terezinha. Lá, os idosos debateram sobre depressão e outras doenças.

Palestrante sobre questões ligadas a idosos, o médico Wesley Lima falou sobre assuntos como depressão e algumas doenças suscetíveis às pessoas idosas. “Com a idade avançada, o corpo já não se recupera mais com a mesma velocidade e, por isso, é preciso estar sempre atento a alimentação, aos exercícios físicos e até mesmo ao estado psicológico, que também pode afetar a saúde da pessoa idosa”, esclareceu.

Os participantes do encontro tiveram a oportunidade de simular junto aos profissionais de saúde, as dificuldades vividas pelos idosos. Com vendas nos olhos ou dificuldade de andar, foram exemplos usados pelo palestrante para explicar um tipo de vivência nunca sentida antes. “Às vezes não conseguimos identificar que o idoso está doente, porque ele passa muito tempo deitado ou sentado. Isso o afeta, porque ele sente que não está sendo observado com carinho”, evidenciou o médico.

Atenção especial

Coordenadora do Programa Saúde do Idoso, Renata Lúcia, falou da necessidade de eventos voltados para os idosos, com a finalidade de provocar reflexão e sensibilizar a sociedade sobre o assunto. “Existem questões do envelhecimento que exigem cuidados, pois os idosos precisam saber que tem direitos e serviços a sua disposição deles no município de Mesquita”, destacou.

A palestra contou, ainda, com a distribuição da caderneta do idoso e instruções sobre a importância do documento. Além disso, também ganhou destaque o agendamento de atividades com o professor de Educação Física da Academia de Saúde Sete Anões, como forma de incentivar a socialização e atividade física na terceira idade.

Publicidade