Eleições

Moradores de Mesquita escolhem novos conselheiros tutelares neste domingo

CONSELHO TUTELAR
Clique aqui e receba, com exclusividade, as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet.

As eleições para conselheiro tutelar em Mesquita acontecem neste domingo (06), das 8h às 17h, com urnas espalhadas em seis diferentes locais. Como nas eleições partidárias, a chamada “boca de urna” é proibida.

Trinta e quatro candidatos disputam cinco vagas ao cargo de conselheiro, para um mandato de quatro anos, ou seja, de 2020 a 2024. Estão aptos a votar todo o eleitor de Mesquita que estiver em dia com suas obrigações eleitorais.

Confira abaixo os locais de votação:

Escola Eli Baiense Vailante – Avenida São Paulo, 142, Centro.

Escola Roberto Silveira – Praça da Revolução, s/nº, Edson Passos.

Escola Machado de Assis – Avenida União, nº 543, Santa Terezinha.

EMEI Tiago Prado Santos – Rua Cosmorama, s/nº, Cosmorama.

Escola Américo dos Santos, Rua Voltaire, nº 75, Banco de Areia.

Escola Santos Dumont, Rua Cesário, nº 276, Banco de Areia.

As urnas não serão de eletrônicas e a votação será manual, através de cédulas de papel, e a “boca de urna” também é proibida.

De acordo com as normas, cada eleitor poderá votar em até cinco candidatos diferentes. “Se houver um sexto voto, a cédula será anulada”, alerta Fernandes Moraes, o Nandes, presidente da Comissão eleitoral e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Mesquita (CMDCA).

Ele adianta que os cinco eleitos para o novo mandato tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2020 no auditório Zelito Viana, na sede da prefeitura, Rua Arthur de Oliveira Vecchi, nº 120, no Centro.

Missão

O Conselho Tutelar é um órgão previsto no artigo 131 da lei 8069, datada de 13 de julho de 1990, a qual cria o Estatuto da Criança e do Adolescente. Os conselheiros eleitos cabe a missão de zelar pelas garantias, defesa e cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes de Mesquita, conforme prevê o estatuto.

Publicidade