Banco de Areia Centro Geral Jacutinga Saúde Utilidade Pública

Outubro Rosa reuniu centenas de pessoas em Mesquita

outubro rosa
Foto: Divulgação
Clique aqui e receba, com exclusividade, as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet.

O final de semana foi bastante agitado na cidade de Mesquita com as atividades desenvolvidas pelas secretarias de Assistência Social e de Saúde. A manhã sábado, dia 5 de outubro, começou com caminhada pelo Outubro Rosa, seguida de duas ações sociais na Jacutinga e Banco de Areia.

Mulheres de camiseta rosa invadiram o centro de Mesquita pela manhã, para conscientizar sobre a prevenção contra o câncer de mama. Nas ações sociais houve isenção de documentos, vale social, oficinas, dança, auriculoterapia, zumba e serviços de saúde.

A caminhada do Outubro Rosa começou com a concentração na rua Hercília, às 9:30h, com centenas de mulheres, e alguns homens. Passando pela Praça João Luiz do Nascimento, a Praça da Telemar, a mulherada seguiu pelas ruas da cidade até o Paço Municipal, em frente à prefeitura. No percurso, muita alegria, com direito a apitaço. De acordo com a secretária de Assistência Social, Erika Rangel, o objetivo é conscientizar mulheres a fazer preventivos sobre câncer de mama – doença que atinge também 1% dos homens. “Quando detectado precocemente, a chances de cura é de 95 por cento”, frisa Erika.

Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, Karine Alves disse que a conscientização da população acontecerá durante todo o mês de outubro, através de exames preventivos, em todas as unidades de saúde de Mesquita.

As ações sociais aconteceram, ao mesmo tempo, durante a manhã de sábado, na escola municipal Nino Miraldi, no bairro da Jacutinga e na igreja Batista do Banco de Areia. Em todas elas houve distribuição de isenção de taxa para solicitação de documentos, vale social, tais como gratuidade para pessoas com deficiência nos transportes coletivos, cartão de estacionamento grátis, CadÚnico, Bolsa Família, oficinas de boneca Abayomi de tranças e cortes de cabelo.

Publicidade