Mesquita Online
Notícias de Mesquita todo dia

Secretaria de Saúde de Mesquita realiza Endoscopia Digestiva

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

Todas as terças-feiras, a partir das 8h da manhã, a secretaria de Saúde de Mesquita realiza exames de endoscopia digestiva. O procedimento tem o objetivo de detectar problemas na mucosa do esôfago, do estômago ou do duodeno – que é primeira parte do intestino delgado. Os sintomas da doença são variados.

A causa que levou André Luiz da Silva, 48 anos, a procurar o médico e se submeter ao procedimento, por exemplo, foi porque “sentia refluxo”, conforme disse. Ou seja, ele estava com aquela queimação na garganta, a qual provoca a sensação de que o alimento está voltando para a boca, sugerindo vômito.

De acordo com o diretor da Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa, Marcio Pereira da Silva, o serviço de endoscopia digestiva funciona desde de 2017 e o setor está estruturado para atender a 20 pessoas todas as terças-feiras, sempre a partir das 8h da manhã, alcançando uma média mensal de 80 pacientes, ou mais. O médico que cuida do procedimento, Dr. Brian França dos Santos, explica que os motivos que levam uma pessoa ao procedimento do exame são vários, principalmente dores abdominais e perda de peso.

Além disso, a azia, a falta de apetite, fezes escuras, vômito com sangue, dificuldade ou dor para ingerir alimentos, podem ser sinais de alerta para que a pessoa procure o médico e se submeta ao exame.   O médico explica ainda que o refluxo acontece quando o ácido produzido no estômago sobe para a região do esôfago, causando inflamação e gerando queimação, além de provocar aquela sensação de vômito, como se o alimento estivesse voltando para a boca. Essa situação costuma ocorrer na altura do peito, momentos após a ingestão de alimentos.

Para se submeter ao exame, o médico recomenda o jejum absoluto de 12 horas para alimentos sólidos e líquidos na véspera do exame. Além disso, faz parte da recomendação médica chegar 15 minutos antes da hora marcada para a endoscopia e levar acompanhante e uma toalhinha. E caso faça uso de medicação, levar para fazer uso após o procedimento. A Policlínica funciona na Avenida União, 676, no bairro Santa Terezinha, em frente à Clínica da Família São José, onde funcionava o hospital do mesmo nome.

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais