Mesquita Online
Notícias de Mesquita todo dia

Estudo indica que ofertas de empregos em Mesquita cresceu no ano de 2019

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou pelo Telegram CLIQUE AQUI

Secretaria Estadual de Trabalho e Renda avaliou indicadores relativos aos 92 municípios do Rio e Mesquita está entre os seis primeiros da região metropolitana.

Desde 2017, o governo municipal vem investindo na geração de empregos em Mesquita. Agora, três anos depois, comprova-se que as medidas tomadas – como, por exemplo, a criação do Balcão de Empregos de Mesquita, a desburocratização do processo de abertura de empresas e a redução e até extinção de taxas – trouxeram resultados concretos. Entre todas as cidades do estado do Rio, Mesquita se encontra na 24ª posição. Já entre a Baixada Fluminense, o município está em quarto lugar, ficando atrás apenas de Duque de Caxias, São João de Meriti e Japeri. Na Região Metropolitana, que compreende 22 municípios do estado, Mesquita figura na sexta colocação. O relatório pode ser acessado clicando aqui.

O relatório usa como fonte de dados o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o CAGED, divulgado pelo Ministério da Economia. Apenas 64 municípios do estado do Rio tiveram saldo positivo, ou seja, abriram mais vagas de trabalho formais que o número de demissões realizadas ao longo do ano passado. Com isso, Mesquita se posiciona à frente de cidades como Niterói, Nova Iguaçu, Belford Roxo, São Gonçalo e até a capital Rio de Janeiro, que figura na última colocação.

Esse resultado foi possível graças à chegada de novas empresas a Mesquita. Caso, por exemplo, do McDonald’s, que inaugurou sua filial na cidade em 2017, em Juscelino. No ano seguinte, foi a vez do grupo Supermarket abrir um supermercado no município, em frente ao Paço Municipal. No ano passado, mais duas inaugurações movimentaram a economia local, gerando centenas de oportunidades de trabalho: o Assaí abriu uma unidade na Rodovia Presidente Dutra, assim como também um Centro de Distribuição junto; e, no mesmo terreno, hoje funciona a filial mesquitense da Amoedo.

Um ponto importante sobre essas grandes inaugurações que aconteceram na cidade nos últimos anos é que todas elas estabeleceram parceria com o Balcão de Empregos de Mesquita. Trata-se de um software onde são armazenadas as informações sobre candidatos a empregos do município. Quando uma empresa tem interesse em selecionar residentes da própria cidade, ela tem acesso a candidatos encaminhados pela própria prefeitura. Isso, é claro, depois de uma seleção prévia, que cruza os dados das oportunidades com as características dos candidatos. A partir daí, é elaborada uma lista de profissionais aptos à seleção.

Para participar desses processos seletivos, era preciso entregar o currículo na própria sede da subsecretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Mesquita. Com a pandemia do novo coronavírus, no entanto, entendemos que era necessário modernizar ainda mais esse processo. Então, desde junho estamos aceitando currículos a partir do e-mail balcaodeempregos@mesquita.rj.gov.br, avisa Glauber Figueiredo, subsecretário municipal de Trabalho de Mesquita.

 

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais