Mesquita Online
Notícias de Mesquita todo dia

Proctologia é uma das especialidades médicas oferecidas de graça em Mesquita

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou pelo Telegram CLIQUE AQUI

Médicos recomendam que a consulta com o proctologista deve ocorrer de forma preventiva uma vez por ano em pessoas acima de 50 anos de idade. Se existirem casos de câncer de intestino na família, é indicado que o exame preventivo ocorra anualmente a partir dos 40 anos de idade. Em Mesquita a Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza atendimento com este especialista na Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa. As consultas acontecem por agendamento e encaminhamento das unidades de saúde.

A proctologia, também conhecida como colo-proctologia, é a especialidade médica responsável pelo tratamento do trato digestivo final, ou seja, o proctologista é o médico responsável pelo tratamento dos cólons e ânus. O especialista trata desde doenças benignas, como hemorroidas, fissuras e fístulas anais, constipação e síndrome do intestino irritável, até doenças malignas como câncer de cólon e reto.  Outro importante papel do proctologista é na prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis como HIV e HPV.

A especialidade gera dúvidas em quem nunca procurou este tipo de atendimento. Alguns chegam a associar o nome ao exame de próstata, e creem que a consulta ao proctologista é restrita ao público masculino. Ao contrário do que muitos pensam, este médico deve ser consultado por homens e mulheres.

“Recomendamos a consulta e o tratamento preventivo a pessoas nestas faixas etárias, pois estima-se que 60% destas pessoas sofram de algum tipo de doença nos cólons e ânus, mas não buscam tratamento”, destaca o médico proctologista, Alisson Jorge Gomes.

Segundo os médicos, os homens em geral são menos cuidadosos com a saúde do que as mulheres. Geralmente demoram mais para procurar o profissional e, muitas vezes o fazem pela insistência da esposa.

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais