Mesquita Online
Notícias de Mesquita todo dia

Rio Imagem oferece mamografia gratuita em todo o mês de outubro

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou pelo Telegram CLIQUE AQUI

O Rio Imagem, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), oferece durante todo o mês de outubro o exame de mamografia para todas as mulheres do estado do Rio na faixa etária de 50 a 69 anos. A iniciativa tem o objetivo de alertá-las sobre os riscos do câncer de mama, que é lembrado pela campanha Outubro Rosa.

As mulheres interessadas em fazer o exame devem comparecer à unidade de saúde de segunda a sábado, das 8h às 17h, com um encaminhamento médico proveniente de hospital público (SUS). Não há a necessidade de agendamento.

O exame da mamografia permite identificar melhor as lesões mamárias em mulheres após a menopausa. Antes desse período, as mamas são mais densas e a sensibilidade da mamografia é reduzida, gerando maior número de resultados falsos-negativos (resultado negativo para câncer em pacientes com câncer) e também de falsos-positivos (resultado positivo para câncer em pacientes sem câncer), o que gera exposição desnecessária à radiação, além da necessidade de realização de mais exames.

O diretor do Rio Imagem, Roger Ancillotti, afirma que a prevenção do câncer de mama, muitas vezes, não é acessível para todas as mulheres no Brasil. Mas, para tentar mudar um pouco dessa realidade no estado do Rio, a unidade oferece o exame da mamografia neste mês de outubro.

– A mama tem um significado muito grande para a mulher, especialmente pela amamentação e pela feminilidade. Diante disso e do fato de o câncer de mama ser o que mais mata mulheres no Brasil, o Rio Imagem, por meio da SES, resolveu realizar essa iniciativa no mês que é conhecido como Outubro Rosa, para prevenir justamente essa doença – afirmou Ancillotti.

Ainda segundo Roger, existe a possibilidade de a iniciativa ser ampliada até o dia 15 de novembro, para que o máximo de mulheres sejam atendidas na unidade.

– É importante frisar que a iniciativa vai além da mamografia. Caso o exame detecte algo que necessite de investigação nas mamas das pacientes, o Rio Imagem automaticamente irá indicar uma ultrassonografia, ou biópsia, ou uma histopatologia (estudo de tecidos corporais doentes retirados de uma biópsia ou amostra cirúrgica) para que o que foi indicado no exame seja investigado – completou Ancillotti.

Atualmente não se recomenda o autoexame das mamas como técnica a ser ensinada às mulheres para rastreamento do câncer de mama. De acordo com Roger, grandes estudos sobre o tema demonstraram baixa efetividade e possíveis danos associados a essa prática. Entretanto, a postura atenta das mulheres no conhecimento do seu corpo e no reconhecimento de alterações suspeitas para procura de um serviço de saúde o mais cedo possível – estratégia de conscientização – permanece sendo importante para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

A mulher deve ser estimulada a conhecer o que é normal em suas mamas e a perceber alterações suspeitas de câncer, por meio da observação e palpação ocasionais de suas mamas, em situações do cotidiano, sem periodicidade e técnica padronizadas como acontecia com o método de autoexame.

O Rio Imagem fica na Av. Presidente Vargas 1.733, Centro, Rio de Janeiro.

Data: Até dia 31/10/2019

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais