Mesquita Online
Notícias de Mesquita todo dia

Estudantes realizam pesquisa para avaliar como está sendo feita a coleta seletiva em Mesquita

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ, do Campus Nilópolis, estão realizando uma pesquisa de opinião pública sobre coleta seletiva e reciclagem em Mesquita.

A logística reversa é um instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, uma lei federal que já tem 10 anos, e se propõe tornar adequada a gestão de resíduos sólidos no país, de forma que poder público, iniciativa privada e sociedade civil atuem em conjunto, com suas devidas responsabilidades. Esse instrumento prevê que os resíduos, como pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, pneus, medicamentos, eletroeletrônicos, embalagens de agrotóxicos e óleos lubrificantes e embalagens de alimentos devem ser devolvidos para os fabricantes para sua destinação ambientalmente adequada. Muitos desses resíduos são perigosos e não devem ser jogados no lixo comum, porque podem contaminar o ar, o solo, a água e afetar a saúde das pessoas. Para isso, a sociedade civil tem obrigação de separar o lixo e descarta-lo em pontos onde sua destinação ambientalmente adequada possa ser viabilizada.

Dessa forma, essa pesquisa de opinião pública quer verificar se as pessoas sabem sobre locais de descarte no município de Mesquita, se separam o lixo, se o sistema é satisfatório, se a informação sobre esse instrumento chega às pessoas.

Com esses dados, pretende-se gerar pressão pública para que essa questão receba apoio do poder público e dos empreendimentos que estão localizados e com isso a população possa ter acesso à informação e melhores serviços.

Através do formulário, disponível no endereço eletrônico https://forms.gle/H5d1PP6btmxx1ipj8, qualquer cidadão poderá opinar. O preenchimento é anônimo, não necessitando informar qualquer dado pessoal.

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais