Mesquita Online
Notícias de Mesquita todo dia

“Meio Ambiente em Tempos de Pandemia” é tema de cartilha em Mesquita

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

A equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEMINSP) elaborou a cartilha “Meio Ambiente em Tempos de Pandemia“. A publicação, disponibilizada online, é direcionada a todos os públicos. A ideia é conscientizar crianças, adolescentes e adultos sobre a importância de se preservar o planeta e seus recursos naturais. Para isso, o material é ilustrativo, mas com muitas informações dadas em textos.

Nossa intenção é que qualquer pessoa possa pegar acessar a cartilha e, principalmente, entender a mensagem que estamos tentando transmitir. Ali, nós explicamos o que é o meio-ambiente e indicamos como, por exemplo, fazer o descarte de óleo e pilhas utilizadas corretamente”, explica Rholmer Louzada Junior, secretário municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos.

A cartilha “Meio Ambiente em Tempos de Pandemia” tem apenas 14 páginas, facilitando sua impressão. E levanta questões importantes para qualquer cidade, como o descarte de lixo e de entulho. Uma das indicações, por exemplo, é de o lixo seja colocado na calçada, devidamente ensacado, apenas no dia em que a coleta passa naquela área. Além disso, também alerta para o fato de que queimar lixo e resíduos de jardinagem, além de contribuir para a propagação de doenças respiratórias, é também crime ambiental.

Outro ponto que a cartilha “Meio Ambiente em Tempos de Pandemia” toca é nos rios. A publicação conta que moradores antigos relatam que se banhavam e brincavam nessas águas antigamente, hoje tomadas pela poluição em função do despejo de lixo e esgoto. Essa situação, no entanto, pode mudar. Para isso, é preciso que a população não jogue lixo, entulho, óleo ou esgoto nos rios. Além disso, é preciso que não se façam construções irregulares e nem desmatem as árvores nas margens dos rios.

Coleta seletiva

Uma das motivações da equipe na criação da cartilha “Meio Ambiente em Tempos de Pandemia” foi também incentivar a coleta seletiva em Mesquita. “Quando as pessoas se cadastram no Programa Municipal de Coleta Seletiva, elas não estão só contribuindo com o meio ambiente, mas também colaborando para melhorar a renda e a qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis de Mesquita”, avisa a agente ambiental Julianne Lima. Informações de como se inscrever no programa, além de outras questões, podem ser conferidas na própria cartilha. Para baixar, basta clicar aqui.

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais