Mesquita Online
Notícias de Mesquita todo dia

Lixo eletrônico para descartar: campanha dia 18, em Mesquita

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

É comum, entre novembro e dezembro, que o descarte de lixo eletrônico aumente. Afinal, com as liquidações em período de “Black Friday” e a proximidade do Natal, muitas pessoas aproveitam os preços para trocarem de telefone ou, por exemplo, substituir algum periférico de computador. Por isso, a Prefeitura de Mesquita organiza para o próximo dia 18, uma sexta-feira, a campanha “Black Friday – Menos lixo, mais renda para a coleta seletiva”. A ação começará às 9h e está prevista para se encerrar ao meio-dia, no Paço Municipal.

“Essa é uma iniciativa com resultados que afetam não só o lado ambiental, mas também o social e econômico. Quando esse lixo eletrônico vai direto para as cooperativas de coleta seletiva, por exemplo, isso diminui a despesa da prefeitura. Além disso, melhora os ganhos desses catadores cadastrados e ainda temos a certeza de que esse material não será descartado de forma irregular, poluindo o meio ambiente”, alerta Rholmer Louzada Junior, secretário municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos.

A expectativa da equipe é conseguir arrecadar por volta de 500 kg do chamado lixo eletrônico. Mas há restrições: não serão recebidas lâmpadas e nem eletrodomésticos de linha branca. Como, por exemplo, geladeiras e fogões, entre outros. Diante da pandemia do novo coronavírus e, principalmente, para evitar aglomerações, a ideia é intensificar a conscientização entre os próprios funcionários da prefeitura. No entanto, qualquer pessoa poderá levar equipamentos para o descarte correto.

Teremos um caminhão da coleta seletiva estacionado no Paço Municipal, onde serão armazenados os equipamentos descartados. Além disso, como o público interno da prefeitura é o foco principal nesta edição, trata-se inclusive de uma ação integrante da nossa A3P, a Agenda Ambiental na Administração Pública”, informa Rosaura Pereira Clem, educadora ambiental da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos de Mesquita.

Coleta seletiva

No município de Mesquita, entre cooperativas e associações de catadores de lixo, há seis cadastros: cinco são da própria cidade, mas um é de Nilópolis, com atuação também em Mesquita. Só em 2019, foram recolhidas 362 toneladas de resíduos recicláveis no município.

Isso significa não só que esse material foi recolhido, mas também tratado e reciclado. É importante que a população valorize e participe desse tipo de iniciativa, porque precisamos proteger o planeta. Temos de nos conscientizar sobre que mundo queremos deixar para os nossos filhos e netos”, avisa Nilandio Leite, gerente de coleta seletiva do município de Mesquita.

Lista de materiais que podem ser entregues na ação:

– computador e servidor completo;

– gabinete/CPU completo;

– mouse;

– teclado;

– caixas de som;

– estabilizador, nobreak e swift;

– fontes adaptadoras;

– cabos;

– drivers;

– impressora;

– aparelho de DVD/Vídeo;

– aparelhos de telefone/fax;

– centrais telefônicas;

– notebook;

– placa mãe;

– placa de vídeo, rede, som e outras;

– memória;

– processadores;

– HDs;

– celulares;

– máquinas fotográficas.

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais