Mesquita Online
Notícias de Mesquita todo dia

Centro de Especialidades Odontológicas de Mesquita contabilizou 9.500 atendimentos em 2020

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

Apesar da pandemia do novo coronavírus, 2020 foi de bastante trabalho para a Saúde Bucal de Mesquita. Ao longo do ano passado, a equipe contabilizou mais de 9.500 atendimentos realizados pelo Centro de Especialidades Odontológicas, o CEO. Localizado no segundo andar da Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa, em Santa Terezinha, o espaço é responsável pelos atendimentos especializados da rede municipal. Mas funciona apenas com pacientes encaminhados pelos dentistas das UBSs e clínicas da família do município.

Podemos dizer que esses atendimentos são referentes, principalmente, ao período compreendido de janeiro até o dia 16 de março de 2020 e, depois, de meados de agosto até o fim do ano passado. Isso porque em 16 de março o Conselho Regional de Odontologia emitiu uma nota suspendendo os atendimentos eletivos, ficando assim todas as unidades funcionando apenas com atendimento de urgência e emergência”, explica a Dra. Mara Monsôres, coordenadora de Saúde Bucal de Mesquita.

No final de agosto, no entanto, a Secretaria Estadual de Saúde autorizou que cada município fizesse seu plano de retomada de atendimento. Mas, baseado em  todos os pareceres dos órgãos competentes.

Após publicação em Diário Oficial sobre a retomada, os atendimentos voltaram com algumas restrições – tanto para os profissionais quanto para os pacientes. Horários espaçados, uso obrigatório de máscara, distância entre os assentos e “dispensers “com álcool em gel espalhados pelas unidades, por exemplo, foram algumas das medidas adotadas nesse cenário”, enumera Dr. Emerson Trindade, secretário municipal de Saúde de Mesquita.

É no Centro de Especialidades Odontológicas que pacientes com necessidades especiais e de endodontia, próteses, periodontia, odontopediatria e buco-maxilo-facial são tratados. Em média, em períodos normais – ou seja, sem pandemia –, cerca de 1.400 atendimentos mensais costumam ser registrados pela equipe. Além disso, desde novembro de 2018, o CEO conta com o Laboratório Regional de Prótese Dentária. O espaço garante à população, gratuitamente, próteses removíveis totais e parciais. Os pacientes são encaminhados pelas unidades de saúde da cidade, agendam a consulta e uma avaliação inicial constata a necessidade ou não de confecção da prótese.

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais