Mesquita Online
Notícias de Mesquita todo dia

Governo RJ na Serra: Estado incentiva e fortalece produtores rurais da região por meio do Agrofundo

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Governo RJ na Serra: Estado incentiva e fortalece produtores rurais da região

12 de janeiro de 2021

 

Em Petrópolis, no terceiro dia da transferência da sede do Governo do Estado para a Região Serrana, o governador em exercício Cláudio Castro entregou, nesta terça-feira (12/01), ao lado do secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz, cheques simbólicos para floricultores da Serra. Com o valor total de R$ 100 mil, os recursos têm como objetivo principal fortalecer produtores locais por meio do Programa Agrofundo, linha de crédito específica para categorias agrícolas.

 

Lançado de forma emergencial no início da pandemia para apoiar o setor, o Agrofundo já atendeu a 125 produtores de 13 municípios, totalizando mais de R$ 1 milhão de créditos concedidos.

 

– Viemos para a Região Serrana com um profundo respeito à população. Para entender as reclamações e buscar soluções. Ouvir que estamos no caminho certo é estimulante para fazer mais. O Estado tem colaborado com esses agricultores locais e isso também ajuda a fortalecer a economia regional. É um programa importante para manter o negócio dessas pessoas, mas fundamental também para toda a população do Rio – afirmou o governador em exercício.

 

Ainda durante o evento, no Parque Municipal de Petrópolis, Cláudio Castro concedeu a certificação “Parceiro da Agropecuária Fluminense” ao ‘JAEÉ Market’. Durante a pandemia, a plataforma virtual beneficiou mais de 160 produtores rurais, com 20 toneladas de alimentos comercializados e 10 toneladas de alimentos doados. Essa parceria do Governo do Estado com a empresa ajudou a escoar a produção do campo, incentivou a agricultura familiar no estado e abriu novos mercados para os produtores.

 

A cerimônia também contou com a entrega do selo ‘Pet Friendly’ ao hotel Le Canton, localizado em Teresópolis. O estabelecimento é o primeiro da Região Serrana a receber a certificação que chancela a entrada e permanência de animais em estabelecimentos da rede hoteleira do estado. Até o momento, mais de 40 hotéis já aderiram ao programa da RJPET, da Secretaria de Agricultura.

 

– Há dez anos, agricultores locais foram muito afetados por conta das chuvas, assim como toda a população. Algo semelhante aconteceu com o setor durante a pandemia. Estamos colaborando com a vida desses produtores com programas como o Agrofundo e com apoio da iniciativa privada. Além disso, ampliar o Pet Friendly também colabora para um ambiente econômico forte e diversificado – explicou Marcelo Queiroz, secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.

 

Presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio de Janeiro (Faerj), Rodolfo Tavares agradeceu o apoio que o Governo do Estado tem oferecido à categoria.

 

– A atenção que o Estado tem dado ao interior e ao setor da agropecuária é muito importante para nós. É uma espécie de retribuição ao esforço que o produtor rural faz para abastecer a população, sobretudo no momento da pandemia – disse.

 

Agendas em Petrópolis

 

Ainda nesta terça (12), o governador Cláudio Castro se encontrará com empresários da Região Serrana, na sede da Firjan, e inaugura a segunda Casa do Trabalhador da região.

 

Confira a agenda completa e todas as informações atualizadas em tempo real acessando http://bit.ly/GovRJnaSerra


   

   

   

   

   

   

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais