Mesquita Online
Notícias de Mesquita todo dia

Histórias da Serra: bombeiro destaca ajuda que quarteis receberam da população nas ações de resgate

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Histórias da Serra: bombeiro destaca ajuda que quarteis receberam da população nas ações de resgate

17 de janeiro de 2021

 

O comandante do quartel dos bombeiros de Nova Friburgo, Tenente-coronel Fábio Gonçalves, participou dos resgastes da maior tragédia natural sofrida pela Região Serrana, causada pelas fortes chuvas que atingiram a região, há 10 anos. Na época, ele havia sido acionado para atuar em uma ocorrência menor, e ao voltar ao quartel, já foi imediatamente enviado para outros chamados, percebendo então a gravidade da situação. Fábio Gonçalves participou de vários resgates e viu um colega dos bombeiros se tornar uma vítima fatal do desastre. Ele relembrou momentos que nunca mais serão esquecidos e ressaltou a participação ativa dos moradores nas ações.

 

– Nós não dormimos nos três primeiros dias e o que mais me impressionou foi como a cidade ficou devido à catástrofe e o auxílio que recebemos da população. Desde o primeiro momento, pessoas chegavam no quartel para ajudar. Tivemos 30 equipes, sempre com civis e bombeiros, foi realmente impressionante a quantidade de gente que queria nos ajudar – destacou o comandante.

 

Desde a tragédia, o Governo do Estado investe em obras de recuperação e de prevenção a desastres na região. Em dezembro, foi lançado o Plano de Contingência para as Chuvas de Verão 2020/2021. O documento traça protocolos para resposta rápida e integrada a emergências causadas por chuvas intensas, garantindo a proteção da população, além de reduzir danos e prejuízos.  Além disso, a Secretaria de Defesa Civil conta com o sistema de alerta e alarme por sirenes e o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais. Após o maior desastre natural do país, a secretaria tem monitorado e emitido alertas sobre as condições meteorológicas e realizado capacitações com as Defesas Civis municipais.

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais