Mesquita Online
Notícias de Mesquita todo dia

CRAS Santo Elias promove palestra sobre empreendedorismo

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

O CRAS Santo Elias promoveu na tarde desta terça-feira, dia 2 de fevereiro, uma palestra sobre empreendedorismo. Ministrado pela consultora empresarial Michelle Garcia, o evento reuniu em torno de 30 pessoas, entre usuários do próprio CRAS e moradores da região. O público foi incentivado a pensar como empreendedor e, para isso, recebeu dicas e informações fundamentais para quem deseja empreender.

É comum vermos muita gente com habilidades empreendedoras, mas que não sente autoconfiança para se aventurar no empreendedorismo. No entanto, é importante que essas pessoas percebam que não é preciso muito para começar algo, basta que você use os recursos à sua disposição. Na sua própria casa, com a sua cozinha e com os seus próprios materiais, por exemplo”, explica Michelle.

Atenção na demanda

Enquanto uns choram, outros vendem lenços”. Foi com essa frase que Michelle Garcia tentou despertar no público da palestra a importância de se observar o mercado. Com exemplos simples e de fácil assimilação, ela mostrou que não adianta tentar vender protetor solar em dias de chuva, ou capas de chuva em dias de sol.

O empreendedor precisa entender qual é a necessidade real do consumidor. Não é sobre vender o que você quer, mas sim sobre vender o que os possíveis compradores querem ou precisam que você venda”, frisa. Além disso, ela também tentou mostrar que inovar não significa, necessariamente, descobrir um produto ou serviço novo. “Essa onda da ‘gourmetização’ de tudo mostra bem isso: as barbearias existem há anos, mas começaram a investir nos espaços em que os homens cortam o cabelo, fazem a barba e também bebem uma cerveja ou jogam sinuca. Não é inovar no produto ou no serviço, mas sim na forma como se oferece”, exemplifica.

Planos para o futuro

Coordenadora do CRAS Santo Elias, Cristina Drummond já planeja novas ações voltadas para o empreendedorismo e a geração de renda no espaço. Segundo ela, muitos usuários do CRAS têm vontade de se qualificar e, a partir de suas próprias ideias, ganharem independência dos programas de transferência de renda do governo federal. O problema, no entanto, é a falta de autoestima e o medo de não conseguir.

É importante que essas pessoas tenham referências, exemplos em quem se inspirar. Então, estamos planejando outra palestra, desta vez trazendo mesquitenses que estão empreendendo e que estão conseguindo crescer pessoalmente e profissionalmente com isso. Nós temos exemplos de cabeleireiras, manicures, confeiteiras e outras profissionais que estão se dando bem apostando nos próprios talentos”, explica Cristina.

Espaço novo

O CRAS Santo Elias foi inaugurado em setembro do ano passado, para atender a população do próprio bairro e de parte da Jacutinga e do Cruzeiro do Sul. O espaço fica na nova Praça Estação da Cidadania, a PEC. Justamente pela integração entre o equipamento da Assistência Social e a praça, a dinâmica de funcionamento é diferente dos demais Centros de Referência de Assistência Social da cidade.

Como a unidade fica em uma localização privilegiada, integramos esses usuários à agenda da própria Praça Estação da Cidadania. Com isso, eles têm acesso às oficinas, atividades esportivas e demais serviços oferecidos ali”, justifica Erika Rangel, subsecretária municipal de Assistência Social de Mesquita. No entanto, a equipe do espaço não deixa de promover uma programação própria. Como foi o caso da palestra sobre empreendedorismo.

Serviços

No CRAS Santo Elias, a população atendida tem acesso a serviços como, por exemplo, CadÚnico e Bolsa Família, inscrição para o BPC (Benefício de Prestação Continuada), isenção para emissão de documentos, atendimento social e psicológico, Programa Criança Feliz, Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais