Mesquita Online
Notícias de Mesquita todo dia

Governo do Estado aposta na aproximação do público para atrair doadores de sangue

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Governo do Estado aposta na aproximação do público para atrair doadores de sangue

15 de abril de 2021

 

“Eu vou indicar o ‘Hemorio em Casa’ com certeza! Vou passar no WhatsApp, Telegram, grupos, redes sociais, pras pessoas ficarem sabendo e poderem doar sangue de forma mais fácil”, compartilha, animado, Rodrigo Ribeiro, de 38 anos. O motivo da empolgação do carioca é a participação no ‘Hemorio em Casa’, projeto do hemocentro vinculado à Secretaria de Estado de Saúde que leva a coleta de sangue a condomínios do Rio de Janeiro.

 

A ação tem mostrado resultado: desde o início do ‘Hemorio em Casa’, em abril do ano passado, foram visitados 98 condomínios e coletadas 5,8 mil bolsas de sangue, que beneficiaram até 23,4 mil pessoas. A doação é possível graças à adaptação dos salões de festa e espaços de convivência de condomínios no estado do Rio de Janeiro, que devem ter, no mínimo 80m², e climatização. Para receber a equipe do Hemorio, o local também deve contar com pelo menos 500 apartamentos. Para participar, o condomínio deve enviar um email para coleta.condominio@hemorio.rj.gov.br.

 

Augusto Provenzano, de 42 anos, é síndico do condomínio de Rodrigo, no Engenho de Dentro, e entrou em contato com o Hemorio.

 

– Eu vi amigos síndicos fazerem em outros condomínios e surgiu o interesse de fazer em um nosso – disse o síndico profissional.

Depois do sucesso de três edições do ‘Hemorio em Casa’ em condomínios administrados por ele, Augusto espera que o projeto tenha mais participantes.

– Já compartilhei em alguns grupos de condomínios, de síndicos, que já estão entrando em contato com o Hemorio também. A tendência agora é alavancar, é o que a gente espera! – deseja o síndico.

 

Outra iniciativa do Hemorio para aumentar o número de coletas de sangue é uma parceria entre o hemocentro e os aplicativos para celular de corridas de carro Uber e 99. A ‘Viagem Solidária’ teve início em 12/04 e concede até R$ 30 de desconto em duas viagens que tenham como ponto de destino ou de origem a sede da instituição, na R. Frei Caneca, 8, Centro, das 7h às 18h. Para se beneficiar do desconto, o usuário deve inserir o código DOESANGUE99 ou UBERHEMORIOABRIL nos aplicativos. Esta é a segunda edição da parceria e vale até sexta-feira, dia 30/04.

 

Baixa nos estoques de sangue

 

As ações têm como objetivo recuperar os estoques de sangue da instituição, que sofreram baixa de 200 bolsas em janeiro e fevereiro de 2021.

– Com o aumento do número de internações na UTI é fundamental que todos os hospitais do estado estejam abastecidos com bolsas de sangue. Não podemos perder tempo. Esse apelo é para garantir a continuidade dos serviços de saúde com objetivo de salvar vidas – esclarece o diretor do Hemorio, Luiz Amorim.

 

O Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro e abastece as principais emergências, maternidades e unidades de saúde da capital, além de enviar sangue, quando necessário, para hospitais em todo o estado. Ele é o segundo maior hemocentro do país e funciona de segunda a segunda, incluindo feriados, das 7h ?às 18h. O Hemorio oferece orientações pelo Disque Sangue através do telefone 0800 282 0708. Mais informações sobre doação de sangue nas redes sociais em @Hemorio.


   

   

   

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais