Mesquita Online
Notícias de Mesquita todo dia

Secretaria de Turismo faz visita técnica a fortes e fortalezas do Exército

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Secretaria de Turismo faz visita técnica a fortes e fortalezas do Exército

19 de abril de 2021

 

Técnicos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio realizaram uma visita técnica aos fortes e fortalezas do Exército construídas no entorno da Baía de Guanabara. O objetivo da ação, em parceria com a Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), é desenvolver e fortalecer o turismo militar no Rio de Janeiro. 

Os locais fazem parte do Projeto Turismo em Patrimônios Culturais e Ambientais Militares. A visita começou pelo Museu Histórico do Exército e o Forte de Copacabana e seguiu para o Forte Duque de Caxias, no Leme. Após isso, a comitiva visitou a Fortaleza de São João, na Urca, e seguiu para um trajeto marítimo até a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, em Jurujuba, Niterói. No local, os técnicos puderam conhecer a história da construção dos fortes do Rio de Janeiro.

O secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, reforça a importância do trabalho de divulgação deste segmento do turismo para o Rio de Janeiro. – Trabalhar o desenvolvimento do turismo militar, com a melhoria e divulgação de roteiros desses pontos turísticos tão importantes para a história do País, é fundamental para que o estado tenha mais equipamentos que auxiliem na recuperação do setor no cenário pós-pandemia – disse. 

Para o presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida, saber mais sobre a história dos equipamentos apresentados durante a visita facilita o trabalho a ser desenvolvido pela companhia. – Os roteiros têm muita história, cultura, atividades ao ar livre e muito visual do nosso estado. É um material vasto que precisa ser conhecido por todos os fluminenses e visitantes do Estado – afirmou.

O general Carlos Augusto Ramires Teixeira, diretor da DPHCEx, afirma que a união de esforços é fundamental para tornar o patrimônio do Exército referência e ponto turístico. – Ampliar o conhecimento do patrimônio do Exército como  parceria com a Setur, TurisRio e UFF viabiliza inserir, em definitivo, o patrimônio histórico e cultural do Exército à rotina da Educação e da Cultura, em todos os níveis, permitindo que a sociedade, por meio desse patrimônio, conheça a história do Brasil – disse.

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais