Mesquita Online
Notícias de Mesquita todo dia

Limpa Rio inicia o desassoreamento de corpos fluviais em Campos

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Limpa Rio inicia o desassoreamento de corpos fluviais em Campos

20 de janeiro de 2021

 
A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) iniciaram, nesta segunda-feira (19/4), a limpeza e o desassoreamento de trecho de cerca de 12 quilômetros dos canais São Bento e Coqueiros e do Rio Cacomanga, em Campos, Norte Fluminense, para a retirada de um total de 126 mil metros cúbicos de sedimentos. As intervenções têm por objetivo melhorar o escoamento desses corpos hídricos, de forma a minimizar as inundações decorrentes do transbordamento dos mesmos.
– Estamos avançando por todo o Estado através do Limpa Rio. Em Campos, o programa vai garantir a preservação desses rios e atuar de forma preventiva na mitigação do impacto das chuvas fortes – destaca o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.
No rRo Cacomanga, a previsão é retirar, em trecho de quatro quilômetros, cerca de 42 mil metros cúbicos de sedimentos; do Canal Coqueiro, aproximadamente 65 mil metros cúbicos de material em seis quilômetros de extensão; e no Canal São Bento, 20 mil metros cúbicos de sedimentos em trecho de cerca de um quilômetro de extensão.
Desde janeiro, o órgão ambiental estadual realiza intervenções em 30 corpos hídricos de 19 cidades: São João de Meriti, Duque de Caxias, Belford Roxo, Areal, Teresópolis, Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Quissamã, Itaboraí, Três Rios, Rio Bonito, Japeri, Cordeiro, Itaocara, São Gonçalo, Seropédica, Magé, Itaguaí e Sapucaia. Em 2020, o Inea retirou 1 milhão e 198 mil metros cúbicos de sedimentos de 79 rios e canais localizados em 20 cidades fluminenses.

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais