Mesquita Online
Notícias de Mesquita todo dia

Lazer da Praça Sotero livra moradores da escuridão e do perigo

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

Antes um local às escuras, com pistas esburacadas e que colocavam em risco a vida dos moradores, em função de frequentes “pegas”, agora a Praça da Rua Sotero, em Santo Elias, se tornou uma opção de lazer na localidade, levando tranquilidade às famílias e diversão para as crianças.

As obras de reurbanização,, executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviço Público (SEMINSP), mudaram a rotina da população local. E, assim, elevaram a autoestima de quem mora ali e valorizaram os imóveis, além de movimentarem o comércio da área. “Com as obras da Sotero, a vida por aqui se tornou muito melhor”, aponta João Batista, 83 anos, um dos moradores antigos do entorno da praça.

Reurbanização

Também conhecida como a Praça do S, a Rua Sotero ganhou nova iluminação e asfalto, padronização das calçadas, sinalização viária, além de manutenção da rede de drenagem. A parte central das pistas – que virou praça, evitando os chamados ‘pegas’ –, ganhou bancos de cimento, parquinho com vários brinquedos, arborização, pista para caminhada, academia ao ar livre e nova pintura.

Os projetos de urbanização e de reurbanização da Prefeitura de Mesquita não mudam apenas o visual da cidade. “Além de embelezar a área, a reurbanização tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida da população e, assim, criar um local saudável para se viver”, aponta o secretário da SEMINSP, Rholmer Louzada Junior.

Depoimentos

A rotina diária de Maria Alves, 74 anos, mudou com a urbanização da Praça da Rua Sotero. Antes, ela passava direto com seu neto. Agora, a parada no parquinho é garantida. “Aqui não havia nada além do perigo. Levava meu neto para a escola e voltava para casa. Agora, é uma bela praça com espaço de lazer. Na volta, paro aqui para ele brincar um pouco no balanço do parquinho”, comemora.

“As pistas eram largas e, por isso, preferida de motoristas para fazer ‘pega’, à noite. Com veículos em alta velocidade, fazendo manobras radicais, as vidas deles e de todos que passavam pelo local corriam risco. Era uma loucura. Muito perigoso. Agora, é uma tranquilidade só. Temos opção de lazer para as crianças, boa iluminação e espaço para sentar enquanto as crianças brincam. Não há o que reclamar. Com as obras da Praça, a vida se tornou melhor por aqui, além de valorizar os imóveis próximos”, avalia João Batista, 83 anos, morador do entorno da Praça. Sorridente e com ares de feliz, ele aproveita a oportunidade da entrevista para dizer que “já tomou a vacina”.

“Isso aqui era um lugar mal cuidado e escuro por causa das árvores sem poda. Isso colocava em risco a segurança das pessoas. Era horrível. Tudo esburacado. Agora, está uma beleza. À tarde, as famílias passeiam pela praça, enquanto as crianças brincam. Tudo está iluminado e sem o perigo de veículos em alta velocidade”, comemora Vera Lúcia, 64 anos, que mora em frente à praça há mais de 50 anos. “A prefeitura só não deve autorizar barracas na praça, para não atrapalhar o espaço das familias”, adianta. “Assim, com as crianças brincando e alegres, está ótimo”, reforça Jorge Luiz, 63 anos.

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais