Mesquita Online
Notícias de Mesquita todo dia

Detran.RJ vai celebrar o Maio Amarelo aos pés do monumento do Cristo

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Detran.RJ vai celebrar o Maio Amarelo aos pés do monumento do Cristo

3 de maio de 2021

 

O Detran.RJ realizará uma missa aos pés do Cristo Redentor nesta segunda-feira, 3 de maio, às 17h30min. A ação faz parte das programações do Maio Amarelo, movimento mundial criado para chamar atenção para o alto número de mortos e feridos no trânsito. O reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, irá celebrar a missa. Em seguida, o monumento será iluminado de amarelo durante uma hora. Em função da pandemia, a celebração não terá a presença de público e será transmitida pelo canal do Detran.RJ no YouTube e pelos canais do Cristo Redentor (youtube.com/cristoredentoroficial) e do Padre Omar (youtube.com/padreomar).

O amarelo é a cor de atenção no trânsito e, junto com o laço, que representa saúde, são os símbolos da luta para conscientizar as pessoas a utilizar a direção defensiva e salvar vidas. Dados do Detran.RJ mostram que, no Estado do Rio, em 2020, mesmo durante a pandemia, 19,1 mil pessoas morreram ou ficaram feridas em decorrência dos acidentes. Além disso, nos dois primeiros meses deste ano, o número chegou a 3.479 vítimas. O somatório dos acidentados em janeiro e fevereiro de 2021 equivale a quatro aviões A-380 – o maior do mundo -, lotados em sua capacidade máxima.

 – São vidas perdidas, causando grande sofrimento a todos, sejam amigos ou familiares. Muitas vezes, os acidentes acontecem pela falta de pequenos cuidados essenciais, como o não uso do cinto de segurança ou o uso do celular ao dirigir – afirma o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

 

– Em mais um ano, o Cristo Redentor será iluminado pela conscientização da população sobre os acidentes de trânsito. A atenção às regras do trânsito salva vidas! – destaca o padre Omar. Konder complementa:

 

– É um mês dedicado a essas reflexões e a ações educativas. Como no ano passado, por conta da pandemia, vamos adotar ações digitais ou com poucas pessoas, ampliando o alcance das mensagens por meio da mídia e das nossas redes sociais.

 Este ano, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que coordena ações educativas no trânsito em parceria com os demais órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), usará no Maio Amarelo o slogan “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.  Campanha #VAINARESPONSA O Detran.RJ criou uma campanha especial para o Maio Amarelo. Para que as mensagens de cuidado com a vida sejam bem recebidas e assimiladas pela maior parte da população, o departamento escolheu a hashtag #VAINARESPONSA, que marcará as ações educativas a serem realizadas.

 A marca dialoga com o jeito de falar descontraído da população fluminense e sintetiza a responsabilidade que todo cidadão deve ter ao conduzir um veículo. A comemoração do Maio Amarelo neste ano foi iniciada pelo Detran no sábado, dia 1º de maio, com a iluminação do prédio-sede do departamento, no Centro da capital.  Sobre o Movimento Maio Amarelo

 A primeira edição do Maio Amarelo aconteceu em 2014, com base em uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Maio foi escolhido por ter sido o mês em que a resolução da ONU foi publicada, em 11 de maio de 2011. 

Os últimos dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), referentes a 2018, mostram que os acidentes de trânsito matam cada vez mais pessoas em todo o planeta. São, em média, cerca de 1,35 milhão de óbitos por ano. Estatísticas do Detran.RJ revelam ainda que as principais vítimas do trânsito são homens jovens, entre 18 e 40 anos. Além disso, as crianças e adolescentes, de 5 a 18 anos incompletos, mesmo não sendo os agentes principais do trânsito, representam cerca de 5% das vítimas a cada ano. 

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais