Mesquita Online
Notícias de Mesquita todo dia

Estrada Feliciano Sodré fica livre dos alagamentos

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

 

Depois de mais de 900 intervenções da Prefeitura de Mesquita na limpeza e desobstrução de bueiros, construção de novas ‘bocas de lobo’ para escoamento das águas e mais rigor na coleta regular de lixo domiciliar, 19 pontos de alagamentos da cidade chegaram ao fim.

Exemplo disso está na Estrada Feliciano Sodré, na altura do bairro Juscelino, onde muitas familias passaram sufoco. Mas, mesmo com as recentes chuvas torrenciais, as águas não invadiram casas. E o fluxo de veículos pela via aconteceu normalmente.

Secretário municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos de Mesquita, Rholmer Louzada Junior explica o que foi feito para devolver o bem-estar aos moradores. “Dentre os 19 pontos de alagamentos mais críticos em Mesquita, um trecho da Estrada Feliciano Sodré, que faz a ligação com Nova Iguaçu, era um deles. Ao executar mais de 900 ações de limpeza e desobstrução de ralos no município, além da construção de novas ‘bocas de lobo’, para aumentar o escoamento das águas, os pontos de alagamentos foram desaparecendo. Mas ainda estamos trabalhando. Também fizemos dragagem de rios e canais, além acelerar ainda mais a eficientização da coleta de lixo”, revela.

O aposentado Júlio Bandeira de Souza, 63 anos, morador da Estrada Feliciano Sodré, na altura do bairro Juscelino, conta as dificuldades que passou por causa das enchentes. “Senti um grande alívio quando vi o pessoal da prefeitura construindo ‘bocas de lobo’ e limpando ralos. Muita gente depositava o lixo de forma irregular e, com as chuvas, os ralos ficavam entupidos e as águas invadiam as casas. Já perdi móveis e utensílios muitas vezes. Com as recentes chuvas, observei que não alagou. Já passei sufoco com a esposa grávida na véspera do parto. Sofri anos com esta situação. Agora, está tudo maravilhoso. É só alegria”, exalta.

Revitalização

Desde o ano passado, a Estrada Feliciano Sodré passou por obras de revitalização que, além de embelezar a área, também melhoraram a mobilidade, com 1,5 km de ciclovia para estimular o transporte ativo na região. A via faz a ligação do município com Nova Iguaçu e recebeu mais de 3 mil m² de calçada urbanizada, ciclofaixas, pavimentação reforçada, pista para atletas, iluminação de passeio, arborização, pontos de ônibus e grama.

A Estrada Feliciano Sodré ganhou 3.563 metros quadrados de calçada, 1.121 metros de pavimentação em concreto reforçado, com acabamento desempenado e rampa de acessibilidade. Além disso, 578 metros quadrados de ciclofaixa, com tinta especial e piso na cor cinza – onde não é permitida a circulação de carros e ônibus –, 700 metros de faixa limitadora de piso especial vermelho para atletas, com meio-fio rebaixado, 845 metros de grama esmeralda e faixa para pedestres. Vale ressaltar que a ciclofaixa é prevista no Código Brasileiro de Trânsito para atender ao tráfego de bicicletas.

O muro da rede ferroviária também participa da nova paisagem. Isso a partir da pintura de painéis culturais sobre a cidade e sua gente inserida no contexto, através de artistas da grafitagem. A iniciativa faz parte do projeto Revitaliz’Art, de gestão da Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita.

 

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais