Mesquita Online
Notícias de Mesquita todo dia

Fórum Nacional dos Secretários Municipais de Fazenda e Finanças teve participação de Mesquita

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

 

Nos dias 7 e 8 de outubro, a subsecretária municipal de Orçamento e Finanças de Mesquita, Débora Moreira, participou de um encontro do Fórum Nacional dos Secretários Municipais de Fazenda e Finanças. O evento foi realizado em Salvador, capital da Bahia, e Débora foi convidada para representar a cidade de Mesquita. A ação juntou cerca de 50 secretários e prefeitos de 43 municípios e, no primeiro dia de evento, Débora fez parte da mesa de apresentação “Modernização dos Meios de Arrecadação”.

Temos muito orgulho de ver que Mesquita se tornou referência para outras cidades do país inteiro. Isso quando foi uma das pioneiras a adotar o Pix como forma de pagamento de tributos. Fomos a primeira prefeitura da Baixada Fluminense a oferecer essa possibilidade, implantada em parceria com o Banco do Brasil”, conta Débora. Ela acrescenta que a agenda do Fórum Nacional dos Secretários Municipais de Fazenda e Finanças envolveu debates e aprendizados sobre gestão municipal; cenário de créditos para micro e pequenas empresas; recuperação das atividades econômicas dos municípios; e impactos da reforma tributária.

Rotina facilitada

O serviço foi implantado em Mesquita entre o fim de junho e o início de julho, contando a fase inicial de testes da ferramenta. Um período em que, em função da pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas evitavam sair de casa quando não era extremamente necessário. Para esses casos, a adoção do pagamento de tributos via Pix facilitou a rotina. E, ao mesmo tempo, se mostrou uma maneira segura do contribuinte não correr o risco de ficar inadimplente por não poder ir até uma agência bancária.

O Pix é um meio de pagamento que faz transações de forma instantânea e gratuita para pessoas físicas. E pode ser acessado por aplicativos que possuem carteira digital. Ou seja, é uma forma fácil, prática e rápida para fazer pagamentos. E, por isso, garante mais comodismo aos mesquitenses na hora de pagar essas taxas”, indica a subsecretária municipal de Orçamento e Finanças de Mesquita.

Implantação

Para garantir a opção de pagamento de tributos através de cartões de débito e crédito, o setor de Orçamento e Finanças da Subsecretaria de Fazenda, então, iniciou os trabalhos com a publicação, em fevereiro, de um edital de credenciamento de empresa especializada em pagamentos por meio de cartões. Mas, para implantar a arrecadação via Pix, técnicos do Banco do Brasil e profissionais da empresa que gerencia o sistema de informação da Prefeitura de Mesquita foram envolvidos. O processo, então, durou cerca de quatro meses, sendo iniciado em março deste ano.

 

você pode gostar também
Comentários
Loading...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais