Mesquita Online
Notícias de Mesquita todo dia
Últimas Notícias Da

Chatuba

A Chatuba é um bairro integrante do primeiro distrito do município de Mesquita. Faz divisa com o bairro nilopolitano de Nossa Senhora de Fátima e com Santa Terezinha, já em Mesquita, além do Rio de Janeiro, por conta do Campo de Instruções do Gericinó – CIG, do Exército Brasileiro.

O bairro da Chatuba é conhecido pela canção “Chatuba de Mesquita”, do grupo Furacão 2000 e pelas letras irreverentes do cantor e compositor Dicró.

História

A região de morro era conhecida como “bairro Delamare”, pois suas terras foram loteadas pelo antigo Banco Delamare. Por isso, uma das duas linhas de ônibus que ligam o bairro ao Centro de Nova Iguaçu se chama Delamare x Nova Iguaçu.

Sofreu grande incremento populacional entre as décadas de 1930 e 1950. O bairro da Chatuba, juntamente com os bairros de Presidente Juscelino, Edson Passos, e Banco de Areia, em 1952 constituíam o recém-criado quinto distrito da cidade de Nova Iguaçu e porteriormente, o 1º Distrito de Mesquita, quando houve a emancipação 1999.

O bairro da Chatuba era caminho dos militares do exército brasileiro para os treinamentos militares no campo de Gericinó.

As pessoas foram atraídas pela abundância de água que existia no lugar. Grande parte do território era pântano: mesmo assim, o território foi ocupado, sem muito planejamento. Por isso, em nossos dias há pontos de favelização na Chatuba, como algumas áreas na margem do Rio Sarapuí.

O bairro da Chatuba já abrigou uma fábrica de pólvora: por isso, a outra linha de ônibus que liga o bairro ao Centro da cidade de Nova Iguaçu se chama Fábrica de Pólvora x Nova Iguaçu.

Delimitações

Começa no encontro da linha de cota 100 (cem) metros com o Córrego do Socorro, o limite segue pelo leito deste, à jusante, até o Rio Sarapuí- Limite do Município de Mesquita conforme lei n.º 3.253 de 25 de setembro de 1999, segue pelo Limite Municipal até a linha de cota 100 (cem) metros, segue por esta linha até o ponto inicial desta descrição.

Apesar de não serem oficiais, a Chatuba possui as seguintes localidades:

Bairro do Vasco – Localiza-se no início da Rua Lídia com a Rua Abel Alvarenga.

Carolina – Localiza-se na Rua Carolina e adjacências.

Godoy – na Rua Doutor Godoy e adjacências localiza-se do morro ao rio Sarapuí.

Bicão – Localiza-se na rua Magno de Carvalho entre a Rua Lídia e adjacências. Há relatos dentre os antigos que no passado o nome “bicão” tornou-se conhecido na localidade por ter uma própria fonte de água ao qual vinha de uma unica “bica” onde membros da localidade saiam de suas residências com objetivo de abastecer-se suas casas, sendo assim o local conhecido e apelidado hoje atualmente como “bicão”.

Raíz da Serra ou Raíz – Localiza-se no final da Rua Coronel França Leite.

Rua da Serra – Localiza-se na Rua da Serra e adjacentes.

Arrastão – Localiza-se na rua Roldão Gonçalves com a rua Abel de Alvarenga. Levava esse nome por conta de um campo de futebol do Clube Arrastão, atualmente funciona uma habitação popular.

Quinze – Localiza-se nos arredores do campo do Quinze de Novembro Futebol Clube na Rua Marques Canário

Bairro Delamare – parte do alto da comunidade

Praça dos Camarões – Localiza-se no final da Rua Lídia

Alagoana – Localiza-se no final da Rua Inácio Serra

Também fazem parte do 1º Distrito do Município de Mesquita os seguintes bairros:

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais