Chatuba Educação

Projeto profissionaliza jovens e adultos na Chatuba

CURSO CHATUBA
Foto: Divulgação
Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou pelo Telegram CLIQUE AQUI

A oportunidade de profissionalizar os jovens e adultos e inseri-lo no mercado de trabalho está entre os principais objetivos do Projeto Social Qualifica Chatuba, realizado no bairro de mesmo nome, que já conta com cerca de 180 alunos matriculados nos cursos de logística , assistente administrativo, elétrica , robótica e cuidador de idosos.

A capacitação nos cursos oferecidos, visa preparar os alunos para o colocação no mercado de trabalho , com aulas práticas dentro de cada especialidade, como é o caso do curso de cuidador de idosos oferecido de forma gratuita, com estágio garantido de 100 horas, no Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes ( CETHID), em Queimados, com certificado reconhecido.

Para o professor e coordenador do Qualifica Chatuba, Carlos Eduardo Ramos, a atuação do projeto está sendo um verdadeiro sucesso. ” O projeto está sendo abraçado pelos moradores, e tenho recebido convites de diversos pastores das igrejas locais para a ampliação da iniciativa, para levar os cursos para um número maior de jovens e adultos que pretendem se profissionalizar. E a nossa missão é qualificar a mão de obra dos alunos , e tirá- los das ruas, onde ficam expostos a criminalidade”, declarou.

Inclusão

De acordo com a aluna, Maria Aparecida Soares de Carvalho, o projeto agregou valores em seu currículo profissional. “Fiquei desempregada há 8 meses, e não conseguia arrumar um trabalho, pois precisava completar as horas do curso de cuidador de idosos. Soube do projeto por intermédio de uma amiga que mora na Chatuba que estavam dando o curso de forma gratuita, já que não tinha como pagar, realizei a minha inscrição, e após alguns dias realizando o curso, fui indicada para uma vaga de emprego na área pelo professor Carlinhos. Sou grata ao coordenador deste projeto que está favorecendo não só moradores de Mesquita, como de outros municípios, como é o meu caso”, declarou a moradora de Nova Iguaçu de 47 anos.

O projeto se iniciou no começo de agosto em parceria com a Igreja São Francisco De Assis, na comunidade da Chatuba, com o apoio de professores voluntários. Para participar dos cursos gratuitos o aluno precisa realizar uma pré- inscrição online, ter a idade mínima de 15 anos, apresentar documentos de RG, CPF, comprovante de residência e levar no dia da aula do curso de interesse 1 kg de alimento não perecível que será doado a moradores em condição de vulnerabilidade social. Informações e inscrições devem ser feitas pelo telefone (21) 999377922.

Por : Sofia Teixeira

 

Publicidade